Elon Musk revelará robô humanóide Optimus no dia da inteligência artificial da Tesla
Elon Musk pretende exibir um novo robô humanóide hoje em um evento de inteligência artificial da Tesla, parte do esforço do diretor-presidente para moldar a percepção pública da empresa como mais do que uma fabricante de veículos elétricos.
Musk apresentou pela primeira vez a visão do robô, chamado Optimus, há pouco mais de um ano, no primeiro dia de inteligência artificial da Tesla. Na época, um dançarino fantasiado apareceu no palco. Desta vez, Musk disse que quer que um protótipo esteja na reunião que acontecerá às 17h no horário local em Palo Alto, Califórnia, nos Estados Unidos (21h no horário de Brasília).
Musk pintou uma visão da Optimus como ajudando a Tesla a fazer carros com mais eficiência. Ele também sugeriu que o robô poderia servir a funções mais amplas e potencialmente aliviar a escassez de mão de obra.
“Meu palpite é que o Optimus será mais valioso do que o carro a longo prazo”, disse Musk em 4 de agosto na reunião anual de acionistas da Tesla. “Isso vai, eu acho, virar toda a noção do que é uma economia de cabeça para baixo, no ponto em que você não tem escassez de mão de obra”, acrescentou.
Quando apresentou o conceito Optimus pela primeira vez, Musk disse que um robô desse tipo poderia ter um impacto tão grande no mercado de trabalho que poderia tornar necessário fornecer uma renda básica universal.
A Tesla também encontrou problemas com automação. Os primeiros esforços para depender fortemente de ferramentas automatizadas para aumentar a produção de veículos sofreram reveses, e a empresa teve que confiar mais do que o planejado nos trabalhadores da fábrica. Mais tarde, Musk disse no Twitter: “Sim, a automação excessiva na Tesla foi um erro. Para ser preciso, um erro meu. Os humanos são subestimados.”
Musk, que tem sido fundamental na popularização de veículos elétricos e pioneiro em foguetes de pouso com sua empresa SpaceX, também tem um histórico de fazer previsões ousadas que não se concretizam imediatamente. Há três anos, em um evento sobre automação, ele projetou que mais de um milhão de veículos Tesla poderiam operar sem motorista até meados de 2020, posicionando a empresa para lançar um serviço de táxi robô. Isso não aconteceu.
Musk disse que a Optimus pode ser uma ferramenta para ser alugada por hora e assumir tarefas domésticas em casa. Uma das grandes questões em torno do robô humanóide de Tesla é seu propósito central, disse Chris Atkeson, professor de robótica da Carnegie Mellon University. Se o principal objetivo da Tesla é melhorar a fabricação, um quadrúpede provavelmente teria sido mais fácil de construir do que um robô humanóide, em parte porque pernas adicionais facilitam o equilíbrio, disse ele.
Há algum tempo Musk disse que a Tesla pretendia ser mais do que apenas uma empresa de automóveis. Musk classificou o evento mais recente, como o do ano passado, como um destinado a recrutar engenheiros em áreas como inteligência artificial, robótica e chips.
Leia a seguir