IF Hoje: mercado aguarda divulgação do relatório de empregos dos EUA e dados de inflação
Apesar da troca de governo e das questões políticas estarem guiando o mercado nacional nesta primeira semana do ano, o dado mais aguardado pelo mercado nesta sexta-feira (6) é o relatório de empregos dos Estados Unidos.
Conhecido por Payroll, o relatório vai trazer os números de dezembro e será divulgado pelo Departamento de Trabalho às 10h30 (horário de Brasília).
O Payroll vai mostrar os números de criação de vagas de trabalho e a taxa de desemprego da maior economia do mundo, esses dados são olhados de perto pelo Federal Reserve para avaliar um possível efeito inflacionário e estudar os próximos aumentos de juros.
A expectativa do mercado é de desaceleração, com a criação de 217 mil empregos em dezembro, ante 263 mil de novembro. A taxa de desemprego deve se manter estável em um nível historicamente baixo, de 3,7%.
O relatório de emprego da ADP divulgado ontem, conhecido como “prévia do Payroll”, no entanto entregou números muito acima do projetado pelo mercado. Segundo a ADP, foram criados 235 mil empregos em dezembro ante uma projeção de criação de 153 mil vagas.
A taxa de desemprego deve permanecer inalterada em 3,7%, patamar historicamente baixo, enquanto a projeção sobe o salário médio por hora é de aumento de 5%, ano a ano, após subir 5,1% em novembro.
Ainda nos Estados Unidos, às 12h, o ISM divulga o índice de gerentes de compras (PMI) de serviços de dezembro. O consenso é de uma leitura de 54,5, dois a menos que em novembro. A nota varia de 0 a 100: acima de 50 mostra que o mercado está otimista.
Às 13h15 pelo horário de Brasília é a vez do mercado ficar atento ao discurso de Lisa Cook, diretora do banco central americano. Em discurso realizado em novembro, Cook ressaltou a inflação persistente e apoiou as medidas de elevação de juros pelo Fed.
Brasil
Aqui no Brasil, os principais indicadores de hoje serão a inflação medida pelo o IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas, referente ao mês de dezembro, às 8h, e os dados de produção, vendas e emplacamentos de veículos em 2022, que será divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), às 10h.
Europa
No velho continente haverá divulgação, ainda pela manhã, do índice de vendas no varejo referente a novembro na Alemanha, Suíça e zona do euro, que também vai divulgar os dados de inflação ao consumidor do mês de dezembro e acumulado de 2022.
No Reino Unido haverá divulgação de pesquisa PMI e dos dados de empréstimos garantidos por hipoteca.
Ibovespa em recuperação
O Ibovespa fechou ontem (5) em alta de 2,27%, no terreno positivo pelo segundo pregão seguido, recuperando parte das perdas observadas nos dois primeiros pregões do ano, impulsionado pelas ações de bancos, Petrobras e commodities metálicas. Os analistas dizem que a melhora é reflexo dos recentes discursos do governo.
Ontem o dólar fechou em queda de 1,84%, a R$ 5,35. O barril de petróleo tipo Brent, utilizado pela Petrobras para formulação de preços, subiu 1,09% e fechou em US$ 78,69.
Colaborou Allan Ravagnani
Leia a seguir