IF Hoje: No Brasil, mercado fecha no feriado de Tiradentes; notíciário internacional traz pesquisas PMI e viagem de Lula a Portugal e Espanha

Investidor que não quiser desligar das notícias, não pode deixar de acompanhar os acordos fechados entre o Brasil e os países Ibéricos

Diante do feriado de Tiradentes, os mercados brasileiros não operam nesta sexta-feira (21), correndo apenas os investidores que operam no exterior, e mesmo assim, também com poucos eventos no dia.

O presidente Lula adiantou sua viagem à Portugal e nesta madrugada – início da manhã em Lisboa – o avião do presidente Lula pousou na Base Aérea Militar de Figo Maduro, em Lisboa. De lá, a comitiva deverá seguir direto para o hotel Tivoli Liberdade, no centro da capital.

Lula inicia uma viagem de cinco dias por Portugal e Espanha.

No sábado (22), Lula participa de cerimônia de boas-vindas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo e deposita flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém.

Almoça com o primeiro-ministro português, António Costa, e participa da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, cúpula bilateral retomada após sete anos.

Os dois governos assinarão pelo menos 13 documentos, entre os quais, um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.

Na segunda-feira (24) viaja à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil.

Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, a fim de incentivar a venda das aeronaves.

Ao fim do dia, retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque, o qual Bolsonaro se negou a assinar.

Na terça pela manhã (25), Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa.

Ao longo do dia, o presidente embarca para Madri, na Espanha, onde participa de um fórum empresarial e encontra o Rei Felipe VI.

No dia seguinte, o último compromisso da viagem deve ser uma reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos.

Brasil e Espanha têm interesse na resolução dos impasses que adiam a implementação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que os dois países assumirão ainda neste ano as chefias dos dois blocos.

Feriados nesta sexta-feira

  • Feriado na Indonésia: Celebração do Fim do Jejum (Eid al-Fitr, ou Idul Fitri). Para os indonésios, é a celebração que marca o final do Ramadã e significa literalmente “celebração do fim do jejum”. A data oficial é apenas de um dia, mas é muitas vezes celebrada por três dias.
  • No Brasil, na sexta-feira (21) celebra-se o dia da morte de Tiradentes.

Agenda de indicadores

  • Dia de pesquisas PMI. O bloco da União Europeia, Alemanha, França e Estados Unidos reportarão os dados de PMI Composto, do Setor de Serviços e Industrial. PMI – também conhecida por Índice dos Gerentes de Compras – é uma pesquisa realizada com executivos de diversas empresas de cada setor, avaliando suas perspectivas para o próximo período.
  • Hong Kong divulga seu IPC de março.

Mercado ontem

Os ativos locais tiveram um pregão positivo na quinta-feira (20), véspera de feriado, com os investidores analisando os detalhes do texto do Arcabouço Fiscal, as perdas das commodities, além da cautela no mercado internacional com os juros dos EUA.

A moeda americana recuou 0,54%, cotada a R$ 5,0584. Na semana, o dólar acumulou alta de 2,92% ante o real.

Já o Ibovespa avançou 0,44% hoje, aos 104.367 pontos. O índice teve recuo de 1,8% na semana.

Leia a seguir

Leia a seguir