IF Hoje: Investidores operam nesta quarta de olho na repercussão do Arcabouço, Livro Bege nos EUA e IGP-M no Brasil
O dia ontem foi marcado pela espera do texto do Projeto de Lei Complementar do que virá a ser o Arcabouço Fiscal do país. Divulgado somente no fim do pregão, o Ibovespa não teve muito tempo para repercutir, mas mesmo assim reduziu os ganhos.
Nesta quarta-feira (19) a tendência é o mercado aprofundar o entendimento do texto e repercuti-lo com maior segurança. Alguns agentes elogiaram o fato da proposta não incluir dividendo, mas criticaram outros pontos, veja aqui as avaliações.
O investidor tem alguns indicadores importantes para acompanhar nesta quarta. No Brasil, às 8h, a FGV divulgou a segunda prévia de abril do IGP-M, que mostrou deflação de 0,66%, vindo de 0,11% na mesma leitura de março e de 0,05% no encerramento do mês. Às 9h, o IBGE reporta os números de vendas no varejo.
Estados Unidos divulgam, às 15h, os números do Livro Bege, do Federal Reserve, que aponta a situação de economia no país e serve de base para as decisões de juros. À noite, o Banco do Povo da China divulga sua decisão de política monetária.
Feriado
Feriado na Indonésia – Celebração do Fim do Jejum do Ramadã. 90% da população do país é muçulmana.
Agenda do dia
Reino Unido e União Europeia reportam inflação ao consumidor (IPC) de março e do acumulado de 12 meses.
Itália, Alemanha e França divulgam dados de venda de automóveis.
União Europeia, Nova Zelândia e África do Sul também divulgam seus IPCs.
Nos Estados Unidos o Livro Bege será divulgado às 15h.
O Banco do Povo Chinês (PBoC) divulga sua nova taxa de juros, ou manutenção da atual (3,65% ao ano).
Já no Brasil, ficaremos sabendo os números de fevereiro de produção industrial e a segunda prévia do IGPM de março.
Mercado ontem
O Ibovespa fechou em alta após a publicação do novo texto do arcabouço fiscal nesta terça-feira (18). Investidores também repercutiram o PIB chinês do 1º trimestre, que avançou 4,5% na comparação anual, os analistas projetavam alta de 4%.
O principal índice acionário do Brasil subiu 0,14%, aos 106.163 pontos. Já o dólar encerrou a sessão de hoje em alta de 0,81% ante o real, negociado a R$ 4,9760.
No primeiro trimestre, o PIB chinês avançou 4,5% na comparação anual, enquanto analistas projetavam crescimento de 4%. Já o volume produzido de aço bruto saltou 6,1% no intervalo, para 261,6 milhões de toneladas, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China.
Leia a seguir