IF Hoje: expectativa do dia é sobre o anúncio das primeiras iniciativas da equipe econômica de Lula
Mercado olhou para os dados de inflação de ontem, ouviu as falas de Jerome Powell, e agora aguarda, para esta semana, os anúncios do ministro da Fazenda Fernando Haddad sobre quais serão as primeiras iniciativas da equipe econômica do novo governo.
Apesar dos atos golpistas do último domingo, a bolsa fechou ontem (10) em alta pelo quinto pregão consecutivo, impulsionada pelas ações ligadas às commodities e às empresas mais sensíveis aos juros, e retomando o patamar dos 111 mil pontos.
Haddad afirmou que, junto de Simone Tebet, ministra do Planejamento, irá se reunir com o Chefe da Casa Civil, ministro Rui Costa, e logo depois com o presidente Lula.
O presidente já sinalizou querer que o governo dê sinais de suas intenções ao mercado.
Após a divulgação dos dados de inflação de 2022, acima do esperado, o economista do Ibre/FGV, André Braz, afirmou que os bancos e analistas aguardam muito as sinalizações do novo governo, pois o volume de gastos públicos vai indicar e permitir a projeção de crescimento do PIB, inflação, taxa de juros e desemprego.
Setor de serviço em desinflação
As economistas do Itaú BBA, Julia Gottlieb, Julia Passabom e Luciana Rabelo informaram em relatório que o setor de serviços segue mostrando trajetória de desinflação lenta e gradual, e que com surpresa da inflação de 2022 e a coleta de preços de combustíveis mais forte na primeira semana do ano, o banco projeta inflação de 5,7% em 2023.
Os economistas do Citi, também em relatório, mostraram que 2023 será um ano de inflação elevada, juros em alta e baixo crescimento global, especialmente nos Estados Unidos, Reino Unido e na zona do euro.
O discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, não trouxe pistas sobre os rumos da política monetária dos EUA,
Agenda de hoje
No Brasil, às 9h, haverá a divulgação do relatório de vendas no varejo brasileiro de novembro e do acumulado do ano pelo IBGE. O dado é importante para avaliar o consumo das famílias, o aquecimento da economia e a tendência para o setor.
Nos Estados Unidos, no mesmo horário, serão divulgados dados do setor imobiliário, como os juros das hipotecas de 30 anos, os pedidos de hipotecas e do índice do mercado hipotecário da MBA.
Às 12h30 será divulgado o nível dos estoques de petróleo nos EUA, volumes de importação, de atividade e de produção.
Por fim, na zona do euro sairão os números da produção industrial na Espanha, vendas no varejo na Itália e inflação ao consumidor em Portugal.
Ibovespa
O Ibovespa fechou em forte alta por mais um dia, o quinto seguido, recuperando as perdas iniciais do ano, chegando a superar a marca dos 111 mil ao longo do pregão. Desde o início do ano, e do governo Lula, o índice acumula ganhos de 1%. O dólar fechou em R$ 5,20 e cai 1,6% desde o início do ano.
Leia a seguir