Minissérie investiga histórico de corrupção na Fifa
Lançada às vésperas da Copa do Mundo, esta minissérie documental investiga todo o histórico de corrupção da Fifa, datando desde dos primeiros anos da gestão João Havelange, lá na década de 1970, até chegar ao escândalo “Fifagate”, deflagrado em 2015, e à polêmica escolha do Catar como sede para a atual competição.
A intriga envolve envelopes de propina e cartolas do mundo inteiro, mas se concentra em três figuras-chave: o trindadense Jack Warner, ex-presidente da Concacaf; Chuck Blazer, delator que posou de herói, antes de se assumir como “apenas um vigarista gordo do Queens”, em suas palavras; e, claro, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter, que protagonizou uma das imagens mais famosas do caso, quando foi alvo de uma “chuva de dinheiro” falso durante um protesto em Zurique.
O próprio Blatter é entrevistado, junto a Jérôme Valcke, Ricardo Teixeira, Gianni Infantino, Mohammad Bin Hammam e a denunciante Phaedra Almajid, que integrou o comitê da candidatura do Catar à Copa do Mundo de 2022. Dividida em quatro episódios, “Esquemas da Fifa” é baseada no livro “Cartão vermelho” (Globo Livros), de Ken Bensinger.
Esquemas da Fifa – EUA – 2022; Dir.: Daniel Gordon – Onde: Netflix / AA+
AAA Excepcional / AA+ Alta qualidade / BBB Acima da média / BB+ Moderado / CCC Baixa qualidade / C Alto risco
Leia a seguir