Meta, dona do Facebook, monta supercomputador de inteligência artificial mais rápido do mundo

O supercomputador será utilizado para treinar inteligência artificial em processamento de linguagem natural e visão computacional para projetos

A Meta, controladora do Facebook, anunciou na segunda-feira (24) que montou um novo supercomputador de inteligência artificial que se tornará o mais rápido do mundo quando for ativado em breve.

A máquina, chamada AI Research SuperCluster, foi construída após quase dois anos de trabalho, pelas equipes de inteligência artificial e infraestrutura da empresa. Diversas outras companhias participaram do projeto.

De acordo com companhia, o supercomputador será utilizado para treinar inteligência artificial em processamento de linguagem natural e e visão computacional para projetos.

O objetivo, diz a Meta, é que o supercomputador consiga interpretar mais de 1 trilhão de parâmetros de dados por dia, com tamanhos superiores a um exabyte, o equivalente a 36 mil anos de vídeos em alta qualidade.

Quando estiver em pleno funcionamento, o supercomputador, que a Meta não divulgou o custo ou sua localização, vai abrigar 16 mil processadores, se tornando o supercomputador mais rápido do mundo.

Leia a seguir

Leia a seguir