Mercado hoje: Ibovespa fecha no vermelho com queda da Vale e anúncio do payroll
O Ibovespa fechou em queda depois de ter oscilado entre subidas e quedas nesta sexta-feira (7), mantendo a volatilidade dos últimos pregões. O índice fechou em queda de 1,15%, aos 116.213 pontos.
Um dos destaques do dia na Bolsa foi a Vale (VALE3), que chegou a bater alta de 4%, mas caiu depois do anúncio de compra de ações pela Cosan. A empresa do setor sucroalcooleiro anunciou ainda que pretende aumentar a participação sobre a mineradora com a liberação do Cade.
Cenário internacional
O índice da Bolsa refletiu o cenário internacional, após a divulgação do payroll dos Estados Unidos.
A alta do petróleo, ainda em razão do corte de produção pela Opep+, pode continuar dando impulso à referência doméstica. Há também a possibilidade de embolso de lucros, após cinco avanços consecutivos da bolsa local.
Mercado de trabalho nos EUA
Há pouco, foi divulgado o payroll de setembro dos Estados Unidos, que mostrou que o país criou 263 mil vagas de trabalho em setembro. A taxa de desemprego veio abaixo das expectativas, em 3,5%, enquanto analistas projetavam 3,7%.
De acordo com dados do CME Group, as apostas em alta de 0,75 ponto porcentual na reunião de 2 de novembro aumentaram para 78,3%, enquanto 21,7% projetam uma desaceleração, com avanço de meio ponto porcentual.
Dólar
A moeda americana apresenta queda contra o real, cotado a R$ 5,2050, queda de 0,32%.
Cenário doméstico
No cenário doméstico, a eleição presidencial e as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) podem repercutir hoje. Ontem à noite, Lula descartou o anúncio da equipe econômica antes das eleições, dizendo que primeiro precisa vencer o pleito para depois anunciar seu ministro da Economia.
Além disso, ele afirmou que a responsabilidade fiscal não deve estar em lei, mas sim ser uma responsabilidade do dirigente. O petista reiterou ser contra o teto de gastos. Durante a fala, a taxa do DI de janeiro de 2027 e o dólar futuro alcançaram as máximas do dia, enquanto o Ibovespa futuro aprofundou a queda.
Pesquisas
Hoje à noite será divulgada nova pesquisa Datafolha, a primeira do segundo turno das eleições presidenciais. Anteontem, levantamento do Ipec indicou 51% das intenções totais de voto para Lula e 43% para Jair Bolsonaro (PL).
Leia a seguir