Mercado hoje: Ibovespa fecha em alta, apesar de tensão eleitoral; Vale tem forte queda

Bolsa brasileira tenta encerrar série de três perdas seguidas na semana

O Ibovespa opera em alta no pregão desta quinta-feira, com recuperação parcial após três sessões consecutivas de quedas. Estatais e bancos, que foram pressionados na última sessão, hoje operam com ganhos e impulsionam o índice – já Vale, a ação com mais peso na referência local e que apresentará seu balanço hoje após o fechamento do mercado, registrava queda na casa dos 5% refletindo a desvalorização do minério de ferro.

O Ibovespa fechou em alta de 1,67%, aos 114.644.

O início do pregão de hoje destoava do mercado nos demais dias desta semana, em que o Ibovespa fechou em queda reagindo ao noticiário eleitoral – com estabilidade, conforme pesquisas, da liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com casos prejudiciais à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), como a resistência violenta do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) à prisão.

Hoje, o avanço acontece apesar do acirramento da tensão, com o arquivamento pelo TSE da denúncia da campanha de Bolsonaro, que alegava veiculação desigual de propaganda de rádio em favor de Lula. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, disse haver possibilidade de crime eleitoral para tumultuar o segundo turno e determinou envio de cópia dos autos para anexação ao inquérito das milícias digitais.

Entre os destaques em quedas esteve a Vale ON, que perdeu 3,20%. A companhia, que publica seu balanço do terceiro trimestre hoje após o fim do pregão, acompanhava a queda de 4,10% do minério de ferro na Bolsa de Dalian.

Leia a seguir

Leia a seguir