Estamos animados de ter 7,5 milhões de clientes que se tornaram acionistas, diz sócia do Nubank

O Nubank tem 48,1 milhões de clientes espalhados por Brasil, México e Colômbia

O Nubank estreia na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) nesta quinta-feira (09), e na cerimônia de abertura a sócia e cofundadora da fintech, Cristina Junqueira, comemorou a conquista de acionistas do programa NuSócios, que oferecia um recibo de ação (BDR) a custo zero para os clientes do banco e atraiu 7,558 milhões de pessoas. “Estou feliz de dividir o valor que geramos com nossos clientes, que são agora sócios”, disse a banqueira. Ela, David Vélez, fundador e CEO global da empresa, e Edward Wible, sócio e cofundador, participaram do sino de abertura da Nyse.

Na ocasião, Vélez relembrou a origem da instituição, que surgiu do “inconformismo” com a burocracia e ineficiência dos bancos brasileiros. “Fomos loucos de acreditar que poderíamos desafiar as maiores companhias da América Latina”, afirmou. Agora, o Nubank é a instituição financeira mais valiosa da região, com um valor de mercado de US$ 41,5 bilhões no IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês).

Vélez disse ainda que a oferta é apenas o primeiro passo da jornada da fintech, que segundo ele já “ajudou mais de 40 milhões de pessoas”. Wible, por sua vez, contou que no começou se sentia um “impostor”, mas hoje, vendo o que o Nubank construiu, não se sente mais assim. “Vamos continuar fazendo coisas boas para todos”.

O Nubank tem 48,1 milhões de clientes espalhados por Brasil, México e Colômbia. “Estou ansioso para os próximos cinco, dez e 15 anos da nossa missão”, disse o executivo. “Continuaremos focando em consumidores e na cultura de empoderar as pessoas, em estar obcecados na experiência do cliente”, acrescentou Vélez.

Ele afirmou que o IPO dá mais capital para a companhia continuar inovando, crescendo e lançando novos produtos, ampliando assim o acesso das pessoas a serviços financeiros. Cristina lembrou que a oferta é uma linha de partida, não de chegada, e que eles vão continuar sendo “inconformados”. “Nossa missão é lutar contra a complexidade, empoderar as as pessoas”. Grávida de oito meses, a executiva estava acompanha de toda a família, incluindo outras duas filhas.

Ações em leilão

Quase duas horas depois dos fundadores do Nubank tocarem o sino de abertura do pregão da Nyse, por volta das 13h30, a negociação da ação da fintech ainda não havia começando. A demora na estreia é normal, especialmente de ofertas grandes e muito aguardadas.

Os procedimentos para o início dos negócios no dia do IPO variam um pouco de bolsa para bolsa. Na Nyse, pode levar várias horas antes que a negociação abra oficialmente para todos os investidores no mercado. As empresas devem passar por um processo de “descoberta de preços”, no qual um market maker designado (DMM) lidera o processo de definição do preço real das ações do IPO. No caso do Nubank, o DDM é a Citadel.

A descoberta de preço requer que o DMM consulte de perto os líderes da empresa e quaisquer outros participantes importantes do mercado. O DMM precisa analisar a oferta e a demanda da ação em questão. Ele conduz um “leilão” no qual uma faixa de preço de abertura é fornecida e o DMM se comunica com compradores e vendedores.

Uma gestora brasileira que conseguiu alocar recursos no IPO diz que a demanda está aquecida e que algumas ordens colocadas no leilão — se concretizadas — levariam a uma alta de quase 30%.

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