Donald Trump diz que exigirá ‘que as taxas de juros nos EUA caiam imediatamente’

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações de Nova York fecharam em alta, revertendo as perdas da abertura

O presidente Donald Trump lançou sua primeira saraivada contra o Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos), ao dizer nesta quinta-feira (23) que exercerá pressão para reduzir as taxas de juros.

Falando de Washington, por vídeo, a uma assembleia de líderes globais, no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, Trump não mencionou o nome da Fed. Porém, deixou claro que iria reivindicar taxas de juros mais baixas.

“Exigirei que as taxas de juros caiam imediatamente”, disse Trump.

É a primeira vez que Trump se dirige, como presidente, às autoridades ​​do Fed, com quem teve uma relação altamente controversa durante o seu primeiro mandato. Ele criticou frequentemente o presidente da instituição Jerome Powell, comparando-o a um jogador de golfe que não acerta a tacada.

Ações fecham em alta

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações de Nova York fecharam em alta, revertendo as perdas da abertura. No começo da sessão, as bolsas davam uma trégua ao rali dos últimos dias, mas foram impulsionadas após o discurso de Trump. Já o S&P 500 encerrou o dia em seu maior nível de fechamento da história. Todos os setores do índice fecharam no positivo.

Powell em suas falas públicas tem insistido que o Fed não toma decisões com base em considerações políticas. Trump não tem autoridade estatutária sobre o Fed, embora nomeie membros para o conselho de governadores, responsável pelas definições regulatórias do sistema bancário americano.

A independência do Fed é vista como essencial para a estabilidade dos mercados. Ainda assim, o banco central americano é criticado por ter considerado o aumento da inflação em 2021 como “transitório”. Mesmo assim, fez aumentos sucessivos na taxa de juros dos EUA.

Os comentários de Trump foram feitos a menos de uma semana antes de o Fed realizar sua reunião de política monetária de dois dias, que terminará na quarta-feira (29).

Leia a seguir

Leia a seguir