O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou na manhã desta segunda-feira (28) a proibição de que americanos façam qualquer tipo de transação financeira envolvendo o Banco Central (BC) russo, o Ministério da Economia daquele país ou seu fundo soberano. “Essa ação imobiliza os ativos detidos pelo Banco Central russo mantidos nos EUA ou por “U.S. persons” (pessoas ou entidades que atendam essa classificação), independentemente da localização”.
O Tesouro dos EUA diz que as ações se somam ao anúncio feito na semana passada de restrição às movimentações feitas pelo Russian Direct Investment Fund (RDIF), que tinha exposição nos EUA e vinha sendo usado, segundo os EUA, pelo governo de Vladimir Putin para levantar recursos.
“A ação sem precedentes que estamos tomando vai limitar significativamente a capacidade da Rússia de usar seus ativos para financiar suas atividades desestabilizadoras, e tem como foco recursos de que Putin e seu círculo próximo dependem para viabilizar a invasão da Ucrânia”, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet L. Yellen, em comunicado.