- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Taxas de juros de longo prazo vão cair menos do que se esperava, diz Barkin, do Fed
Taxas de juros de longo prazo vão cair menos do que se esperava, diz Barkin, do Fed
O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) de Richmond, Tom Barkin, disse nesta sexta-feira (03), em evento em Baltimore, que embora as incertezas em relação a inflação tenham sido reduzidas, ela ainda não voltou para a meta e os juros de longo prazo devem ficar acima do esperado inicialmente.
“No fim da curva de juros, parece haver mais entendimento de que os juros não vão cair tanto quando alguns pensavam”, disse ele.
Leia mais:
- Economistas afirmam que “Maganomics” de Donald Trump prejudicará o crescimento
- Fed amplia grupo ‘linha-dura’ com voto em comitê de juros
Barkin aponta que, passando as eleições e com o Fed começando a cortar os juros, as incertezas diminuíram, embora ainda existam algumas sobre as políticas a serem implementadas pelo governo. O dirigente citou as tarifas, imigração, regulação e impostos.
A autoridade não vê riscos de crescimento. Para ele, há mais chances de maior crescimento do que menor. “Vejo riscos do lado da inflação”, disse ele.
Barkin cita o mercado de trabalho e os gastos dos consumidores resilientes como responsáveis por um cenário econômico mais positivo.
“Enquanto as pessoas mantiverem seus empregos e os valores dos ativos permanecerem sólidos, elas devem continuar a gastar. Com o otimismo empresarial tão alto e a oferta de mão de obra devendo parar de crescer, parece que o equilíbrio atual do mercado de trabalho tem mais probabilidade de se romper em direção à contratação do que em direção à demissão”, disse ele.
“Mas caso o emprego piore ou a inflação volte, o Fed tem instrumentos para responder”, afirmou. Segundo ele, 2025 será menos sobre política monetária e mais sobre fundamentos econômicos “e talvez geopolítica”.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir