Payroll: EUA criam 261 mil vagas de trabalho em outubro, mas desemprego sobe a 3,7%
Os Estados Unidos criaram 261 mil empregos em outubro, segundo relatório de emprego do Departamento do Trabalho divulgado nesta sexta-feira (4). O número representa a terceira desaceleração seguida na criação mensal de postos de trabalho: em setembro, foram 263 mil, em agosto, 315 mil, e em julho, 537 mil.
O indicador ajuda investidores a entenderem como está a economia americana e quais podem ser os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que subiu os juros nesta semana para o intervalo de 3,75% a 4% ao ano, a mais alta desde janeiro de 2008.
Com o resultado, a taxa de desemprego voltou a subir e foi estimada em 3,7% no último mês, acima dos 3,5% do mês anterior, e retornando ao nível de julho, mínima histórica do indicador.
De acordo com o relatório, o número de desempregados foi estimado em 6,1 milhões – acima dos 5,8 milhões do mês anterior.
Foi o 22º mês consecutivo de abertura de vagas, com destaque para os setores de saúde, manufatura e serviços técnicos e profissionais.
Leia a seguir