Morning call: uma semana de recuperação da bolsa de valores após sequência de quedas?

Sessão vai mostrar se haverá fôlego para a manutenção da trajetória de alta

O Ibovespa fechou em consistente elevação, de 1,70% (118.134 pontos), mantendo o vigor experimentado na sessão anterior.

São portanto duas sessões de alta em um movimento que ensaia uma recuperação mais forte.

Assim, o que a sessão desta quinta-feira (24) vai mostrar é se haverá fôlego para a manutenção da trajetória de alta ou se a bolsa de valores vai retomar o caminho das quedas experimentado com maior frequência neste mês de agosto.

Vale lembrar que o movimento da bolsa de ontem recebeu impulso das ações da Petrobras (PETR3;PETR4). As preferenciais (PETR4) subiram 5,33% enquanto as ordinárias (PETR3) tiveram alta de 5,70%. A ver, também, como esses papéis vão se comportar nesta sessão de quinta-feira.

Simpósio de Jackson Hole

Depois de uma semana marcada pela aprovação definitiva do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, o mercado volta-se para os Estados Unidos pois hoje começa o Simpósio de Jackson Hole. Nós, da Inteligência Financeira, explicamos sua importância e vale a pena conferir mais detalhes sobre o evento. Além do simpósio norte-americano, o mercado – como sempre – deve se basear no que ocorreu na Ásia.

Vamos ao fechamento das bolsas asiáticas?

Fechamento das bolsas asiáticas

Os mercados acionários da Ásia tiveram pregão positivo nesta quinta-feira. Houve recuperação modesta em Xangai, após perdas recentes, e Tóquio também subiu, enquanto Seul mostrou mais fôlego, com alta de mais de 1% após o Banco Central da Coreia do Sul manter os juros, como esperado por analistas.

Ações ligadas à tecnologia estiveram em destaque em várias praças, após o balanço forte de ontem da Nvidia.

Índice Nikkei

O índice Nikkei fechou em alta de 0,87%, em 32.287,21 pontos, em Tóquio. Ações de eletrônicos e tecnologia estiveram em destaque, com os resultados fortes de ontem da Nvidia apoiando compras de ações relacionadas a chips e reduzindo preocupações com os custos de empréstimos. SoftBank Group subiu 2,7%.

Bolsa de Xangai

Na China, a Bolsa de Xangai registrou ganho de 0,12%, em 3.082,24 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 0,49%, a 1.999,29 pontos.

O mercado chinês se recuperou após perdas recentes, diante de dados fracos dos últimos dias e com investidores à espera de mais medidas de Pequim para apoiar a economia.

Hoje, fabricantes de chips e ações ligadas ao consumo se destacaram. Semiconductor Manufacturing International Corp. subiu 1,5% e Kweichow Moutai, 2,4%.

Índice Kospi de Seul

Em Seul, o índice Kospi subiu 1,28%, a 2.537,68 pontos.

O BC da Coreia do Sul manteve a taxa básica de juros, sem sinal de que pode cortá-la em breve, e também reafirmou projeções para crescimento e inflação neste ano.

Entre ações, a SK Hynix, fornecedora da Nvidia, subiu 4,2%. Naver avançou 6,3%, após revelar seu novo modelo de inteligência artificial. Em Taiwan, o índice Taiex subiu 1,17%, a 16.770,67 pontos.

Desempenho em Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 2,05%, em 18.212,17 pontos. Ações ligadas a semicondutores estiveram em destaque, também diante dos resultados da Nvidia. Semiconductor Manufacturing International subiu 4,5% e Hua Hong Semiconductor, 2,8%.

E na Oceania?

Na Oceania, em Sydney o índice S&P/ASX 200 registrou ganho de 0,47%, a 7.182,10 pontos. Papéis de tecnologia e do setor financeiro exibiram ganhos. WiseTech Global avançou 8,1%, puxando para cima o setor de tecnologia.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo