Inflação preocupa, e mercado agora espera alta de 0,75 ponto nas taxas de juros dos EUA
Com isso, as taxas ficariam no intervalo de 1,50%-1,75%
A probabilidade de uma elevação nas taxas de juros em 0,75 ponto percentual no encontro desta quarta-feira (15) do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed) estava acima de 85% na manhã desta terça-feira (14), segundo números apresentados pelo CME Group.
O percentual se consolidou depois da sessão desta segunda-feira (13), em que relatos do “The Wall Street Journal” de que um aumento mais severo nas taxas poderia ser esperado no encontro de amanhã.
Após tal orientação, alguns bancos e casas de análises, que ainda não haviam se posicionado neste sentido, mudaram seus cenários de projeções, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro de curto prazo dispararam e os índices acionários foram penalizados.
Depois da publicação na sexta-feira, bancos e casas de análises passaram a mudar suas projeções acerca do encontro desta semana e das próximas reuniões. A grande virada ocorreu mesmo após reportagem do “The Wall Street Journal” registrar tal movimento.
Entre as grandes instituições financeiras, o J.P. Morgan foi um dos que alterou sua previsão ontem e disse que agora tem como cenário base um aumento de 0,75 ponto, e que “uma alta de 1 ponto percentual na quarta não é risco trivial”.
Leia a seguir