Ilan no BID vai projetar Brasil na esfera internacional, diz coordenador da campanha
À frente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), posto para o qual foi eleito neste domingo, o ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn projetará o Brasil na esfera internacional, avaliou o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, que atuou na coordenação da campanha e costurou os apoios.
“Ilan é o primeiro presidente brasileiro em 63 anos da existência do BID”, frisou. “Trata-se de um dos economistas mais respeitados do país, com sólida experiência no setores público e privado, capacitado para enfrentar os principais desafios do desenvolvimento econômico da região.”
Na avaliação do secretário, Ilan contribuirá para pautas fundamentais do momento, como mudanças climáticas e infraestrutura regional. Também atuará para elevar a participação do setor privado nesses empreendimentos.
Outra vertente da atuação do banco sob a gestão de Ilan será no campo social: combate à pobreza, e às desigualdades de renda e de gênero. Todos esses pontos foram abordados por Ilan na sabatina a que foram submetidos os candidatos ao posto, no último dia 13.
Ferraz considera esse um “legado” do governo de Jair Bolsonaro (PL), patrocinada pelo ministro Paulo Guedes.
No entanto, destacou, “trata-se de uma candidatura do Estado brasileiro, que governará em nome e para o benefício de toda a região”.
Por Lu Aiko Otta
Leia a seguir