IF Hoje: Inflação global preocupa, e mercados devem ter mais um dia tenso

Indicadores da economia dos EUA vão ajudar a balizar as apostas dos investidores nos juros

Depois de as Bolsas de Valores americanas sofrerem fortes baixas na quarta-feira (18) devido ao temor de que o avanço da inflação vá corroer os ganhos das empresas, os investidores seguem preocupados nesta manhã. Por volta das 8h40, a Bolsa de Frankfurt recuava 1,75% e a de Londres tinha baixa de 2,2%. Divulgada logo cedo, a inflação anualizada na zona do euro continuou no nível recorde de 7,4% em abril, mesmo índice de março.

Indicadores de atividade econômica dos Estados Unidos que serão divulgados ao longo do dia devem ajudar a balizar as expectativas sobre os preços e os juros. Tem pedidos iniciais de seguro-desemprego, o índice de atividade industrial do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) de Filadelfia, que é uma referência importante, e o número de casas usadas vendidas em abril.

O maior medo é de estagflação: de que o Fed aumente os juros, a economia desacelere, e os preços continuem subindo.

Fique por dentro

Crescimento global em dúvida

A agência de classificação de risco S&P disse na quarta (18) que o prolongamento da guerra na Ucrânia e o aumento da inflação em todo o mundo ameaçam as perspectivas de crescimento global

Privatização da Eletrobras aprovada

O governo quer registrar venda da Eletrobras nas Bolsas de Nova York e São Paulo na próxima semana. A documentação está pronta para este primeiro passo concreto para desestatizar a empresa. Segundo integrantes do governo que participam da operação, só falta a publicação do acórdão pelo TCU, que autorizou, nesta quarta-feira, a privatização da estatal, por 7 votos a 1.

Agenda

Quinta-feira (19)

  • 9h30 – EUA: pedidos iniciais de seguro-desemprego
  • 9h30 – EUA: índice de atividade industrial do Fed de Filadelfia
  • 11h – EUA: vendas de casas usadas (abril)

Leia a seguir

Leia a seguir