IF Hoje: Dados da economia nos EUA ajudarão a afinar apostas sobre juros
Quando o mercado financeiro americano reabrir nesta terça-feira (6), os investidores que curtiram o feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos encontrarão um cenário bem mais complicado para a economia mundial. Na sexta passada (2), a Rússia interrompeu por tempo indeterminado o fornecimento de gás natural – usado no aquecimento interno dos imóveis – para a Europa, exigindo que as nações ocidentais suspendam todas as sanções aplicadas por causa da guerra na Ucrânia. A escalada das tensões é seguida de perto pelo preço do petróleo e pelo medo de que a inflação, já em patamares recordes, saia totalmente de controle.
Dados da atividade econômica dos EUA que saem nesta terça (6) vão ajudar os analistas a afinar suas projeções para a trajetória dos preços e dos juros. No melhor caso, o PMI de serviços e o PMI composto, que registram as impressões dos gerentes de compras de insumos a respeito da demanda, apontariam um ritmo de atividade moderado – suficiente para tirar o país da recessão, mas não tão forte que leve a uma alta de juros mais forte neste mês. Resultados diferentes devem provocar mais volatilidade no mercado. O comitê de política monetária do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) se reúne nos dias 20 e 21 de setembro para decidir como fica a taxa, atualmente em 2,25%-2,5% ao ano.
Como afeta os investimentos
O aumento dos juros torna as aplicações em renda fixa mais atraentes e diminui o apelo das de renda variável, como a Bolsa de Valores.
Agenda do dia
- 10h45 – EUA: PMI de serviços e PMI composto (agosto)
- 23h – China: Balança comercial (agosto)
Leia a seguir