Ibovespa ronda estabilidade com impulso positivo de Vale, às vésperas da posse de Trump

Perto da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, o Ibovespa inicia a sessão estável. Na véspera, o índice passou por correção ao recuar 1,15%. Mesmo em uma sessão mais favorável para ativos de risco no exterior, com dados positivos da China e alta nos preços do minério de ferro pela sétima sessão seguida, a queda de parcela das ações de blue chips limita um desempenho mais positivo do índice.

Por volta das 10h30, o Ibovespa apresentava leve queda de 0,01%, aos 121.215 pontos. O volume financeiro projetado para o índice hoje é de R$ 14,2 bilhões. O dia é de vencimento de opções sobre ações. Já os futuros do S&P 500 ganhavam 0,53% no pré-mercado e o Stoxx 600 registrava avanço de 0,73%.

Apesar de todos os desafios, a economia da China conseguiu se expandir 5% em 2024 e atingiu sua meta de crescimento, segundo dados oficiais. O minério de ferro subiu 1,71% e atingiu o valor mais alto em mais de quatro semanas, o que ajuda a impulsionar os ganhos de Vale, que subia 1,48% no horário acima. Ações como CSN Mineração e CSN também registravam altas, de 2,67% e 1,79%, respectivamente.

Já as ações PN da Petrobras tinham queda de 0,46%, em linha com as perdas vistas nos preços de petróleo nesta sexta-feira. No cenário corporativo, a Cogna anunciou um programa de recompra de quase 8% do total de ações em circulação (“free float”). As ações da empresa tinham valorização de 1,63% e estavam entre as maiores altas do Ibovespa no horário acima.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir