Ibovespa sobe ao maior nível em oito meses
-
O principal índice de referência da bolsa local começou o mês de abril em ritmo forte
Empresas citadas na reportagem:
O principal índice de referência da bolsa local começou o mês de abril em ritmo forte, estendendo os ganhos acumulados em março. Impulsionado pelo fechamento da curva de juros e pela boa performance de papéis ligados à atividade doméstica, o Ibovespa terminou o pregão com ganhos, encerrando o dia em seus maiores níveis desde agosto.
O índice fechou o dia em alta de 1,31%, aos 121.570,15 pontos, muito próximo das máximas do dia de 121.579 pontos. No acumulado da semana, os ganhos foram de 2,09%, levando o Ibovespa à terceira semana consecutiva de retornos positivos. Já no saldo de 2022, a alta do índice já chega a 15,98%.
Após um mês de intensas movimentações nos mercados globais, fruto da guerra entre a Rússia e Ucrânia, que pressionou as commodities e contribuiu para um ambiente ainda mais inflacionário ao redor do mundo, os agentes financeiros locais passaram a avaliar, nos últimos dias, a sinalização de que o Banco Central deve interromper o ciclo de aperto monetário no Brasil nos próximos meses.
Assim, no fim da sessão regular, a taxa do contrato futuro de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 passava de 12,73% para 12,63%, enquanto a do DI para janeiro de 2025 caiu de 11,42% para 11,17%.
A equipe de macro e estratégia do BTG Pactual, neste contexto, não promoveu nenhuma alteração nos portfólios para abril, mas afirmou estar mais construtiva com o cenário de curva de juros à frente, em comparação ao mês anterior.
O cenário de um mercado de renda fixa mais calmo hoje ajudou a impulsionar as ações ligadas à economia doméstica e também os papéis de tecnologia, que são mais sensíveis às oscilações na curva de juros. As ações da Méliuz ON subiram 9,38%, Magazine Luiza ON avançou 7,77%, as units do Banco Inter tiveram ganhos de 7,78%.
Em outras altas de destaque, Cielo ON subiu 8,04%, Sabesp ON avançou 7,46%, Gol PN saltou 7,15% e Hapvida ON teve ganhos de 4,31%. Empresas de shopping centers e construtoras também se beneficiaram da dinâmica dos juros hoje e anotaram ganhos. As units do Iguatemi avançaram 6,11%, Eztec ON ganhou 5,07% e Multiplan subiu 3,68%.
Do outro lado, as companhias de maior capitalização da bolsa brasileira, as “blue chips”, tiveram uma performance mais modesta. Petrobras PN caiu 1,32%, Bradesco PN perdeu 1,17% e Itaú PN teve ganhos modestos, de 0,19%. A exceção foi a Vale ON, que fechou o dia em valorização de 1,39%.
Apesar do dia de ganhos mais tímidos para as principais ações da B3, a visão de parcela importante dos investidores é a de que essas empresas devem continuar sendo beneficiadas pelo fluxo estrangeiro relevante que vem chegando no mercado local ao longo de 2022.
“Com os riscos geopolíticos afetando o mercado russo, importante berço de investimentos em países emergentes, o Brasil deve continuar sendo um atrativo para investidores estrangeiros e abril pode continuar trazendo um bom fluxo para o Ibovespa”, afirma a equipe de estratégia do Banco Inter.
A visão também é compartilhada pelos estrategistas do BTG. “Entendemos que o fluxo de investidor estrangeiro seguirá como driver importante ao longo de abril e que as large caps continuarão sendo o melhor ambiente para alocação”, dizem, anunciando também uma redução de exposição em ações ligadas ao petróleo e um aumento da exposição em grandes bancos e de empresas de consumo de alta renda.
Vale ressaltar, contudo, que a B3 anunciou hoje uma revisão em sua metodologia de cálculo sobre o fluxo de entrada e saída de investidores no mercado de renda variável. Com a alteração dos dados, a entrada líquida de estrangeiros no mercado secundário da bolsa local, que era de R$ 91,1 bilhões no acumulado de 2022, até o dia 30 de março, passou a ser de R$ 64,1 bilhões.
Segundo a empresa, a alteração nos dados foi motivada pela identificação de que, a partir de outubro de 2020, as operações de empréstimo de ativos em tela passaram a ser capturadas nas estatísticas de fluxo financeiro de maneira incorreta.
“Essas operações não constituem um fluxo financeiro pois o empréstimo de ações não envolve aportes de recursos no momento do empréstimo do papel. E, portanto, precisam ser subtraídas dos dados divulgados”, disse a B3, em material divulgado a jornalistas.
Neste ambiente favorável para o Ibovespa, a XP Investimentos elevou sua estimativa para o índice para o fim do ano. Na visão da instituição financeira, mesmo após avançar 15,98% no ano, o Ibovespa ainda tem fôlego para estender seu rali ao longo de 2022 e alcançar os 130 mil pontos, o que representaria um ganho de cerca de 7% em relação ao fechamento de hoje.
Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebecca Nossig escrevem, em relatório, que o fluxo estrangeiro para o Brasil deve continuar forte e que as ações ligadas à economia local podem exibir uma trajetória de recuperação.
“As visões otimistas se devem à falta de alternativas sólidas entre outros grandes mercados emergentes, à forte exposição a bancos e commodities da bolsa brasileira, o valuation barato e ao real mais forte em relação ao dólar”, dizem.
Leia a seguir