Governo da França diz que Biden e Putin concordaram com reunião proposta por Macron

O anúncio foi feito após uma série de ligações feitas pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com líderes dos outros países e uma semana de tensões por conta da presença militar russa na fronteira da Ucrânia

O governo da França afirmou que os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, concordaram “em princípio” em participar de uma cúpula proposta pelo presidente francês, Emmanuel Macron, para discutir a crise na Ucrânia. As informações são do site “g1”, do Grupo Globo

A cúpula será seguida de um encontro com “todas as partes envolvidas” nesta crise em que será abordada “a segurança e a estabilidade estratégica na Europa”, acrescentou o governo francês, que esclareceu que o diálogo “não poderá acontecer se a Rússia invadir a Ucrânia”.

O conteúdo da reunião será definido em encontro marcado para quinta-feira (24) entre o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. De acordo com o governo francês, Macron também ajudará a definir o conteúdo da conversa entre Biden e Putin.

O anúncio foi feito após uma série de ligações feitas por Macron com líderes dos outros países e uma semana de tensões por conta da presença militar russa na fronteira da Ucrânia.

Neste domingo (20), Macron fez uma ligação de mais de uma hora e meia para Putin na qual falou sobre um possível alívio nas tensões no leste da Ucrânia. Ambos teriam concordado em fazer o possível para evitar escalada de tensões na fronteira ucraniana.

Macron também conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, para quem agradeceu os esforços na luta contra a tensão na fronteira. Zelenskiy teria dito que está disposto a respeitar ordens de cessar-fogo, mas que deseja que a Rússia faça o mesmo.