- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Ata do Fed indica postura mais cautelosa com cortes de juros e reforça incerteza com efeitos de políticas de Trump
Ata do Fed indica postura mais cautelosa com cortes de juros e reforça incerteza com efeitos de políticas de Trump
Com ênfase nas incertezas do cenário econômico, os dirigentes do Federal Reserve (Fed) indicaram que, caso a economia continue a operar conforme o esperado, pode ser apropriado que a política monetária continue a se mover, de forma gradual, em direção a uma postura mais neutra ao longo do tempo.
O apontamento foi feito na ata da decisão de dezembro, divulgada nesta quarta-feira, que reforçou o posicionamento de alguns dirigentes.
Eles já apontavam para uma maior cautela e parcimônia na continuidade do processo de flexibilização monetária nos Estados Unidos.
“Alguns participantes observaram que, com a meta da taxa dos Fed funds tendo sido reduzida em um total de 100 pontos-base [1 ponto percentual] com a decisão desta reunião [de dezembro], a taxa de juros está, agora, significativamente mais próxima de seu valor neutro do que quando o comitê iniciou a flexibilização em setembro”, aponta o documento.
Muitos dirigentes, inclusive, sugeriram que alguns fatores apontam para a necessidade de uma abordagem mais cautelosa nos juros.
São eles a inflação elevada; a força contínua dos gastos; riscos de baixa para o mercado de trabalho e para a atividade econômica; e riscos de alta das expectativas inflacionárias.
Fed se preocupa com a inflação
Dessa maneira, a inflação se mostrou um tema relevante nas discussões entre os membros do Fed em dezembro.
Embora os dirigentes continuem a esperar que a inflação se mova em direção à meta de 2%, leituras recentes mais altas que o esperado e efeitos de possíveis mudanças na política comercial e na imigração no governo de Donald Trump foram fatores citados pelo Fed como geradores de incertezas.
Assim, vários dirigentes do banco central observaram que o processo desinflacionário “pode ter parado temporariamente”.
A maioria “substancial” dos integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) também apontou que, com a postura ainda restritiva da política monetária, o Fed ainda está “bem posicionado” para “ganhar tempo e avaliar a perspectiva em evolução para a atividade econômica e a inflação”.
Além disso, os dirigentes indicaram que o Fomc está no momento ou próximo do momento em que pode começar a desacelerar o ritmo de flexibilização da política monetária.
“Muitos participantes observaram que o alto grau atual de incerteza tornou apropriado para o comitê adotar uma abordagem gradual à medida que se movia em direção a uma postura neutra de política”, mostra a ata.
Ainda no documento, a maioria dos dirigentes do Fed indicou que a postura da política monetária está, agora, “significativamente menos restritiva”.
Isso levaria o comitê do Fed a adotar uma abordagem mais cuidadosa na condução dos juros.
Além disso, para alguns participantes do encontro, os juros estão “significativamente mais próximos” do nível de equilíbrio, aquele que não restringe nem impulsiona a atividade econômica.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir