Dívidas das PMEs brasileiras serão renegociadas a partir do dia 13 via Desenrola

Desenrola PME: bancos renegociarão via Desenrola PME perfil de dívidas responsável por aumentar a inadimplência em seus balanços

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos, em parceria com o Ministério da Fazenda e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, começarão a oferecer, a partir da próxima segunda-feira (13), o programa Desenrola para Pequenos Negócios.

Com isso, os bancos esperam atender um perfil de clientes que têm puxado a inadimplência para cima nos últimos 12 meses.

A inadimplência acima de 90 dias para PMEs no Bradesco, por exemplo, subiu 0,2 p.p desde março de 2024, de 6,2% para 6,4%.

Inadimplência acima de 90 dias dos clientes do Bradesco – Resultados do 1T24

A título de comparação, o segmento de pessoa física do banco – que tem sofrido especialmente com créditos não produtivos – teve recuo na inadimplência de 6,3% para 5,5%.

No auge, em setembro, a inadimplência acima de 90 dias para PMEs do Bradesco chegou a bater 7,2%, em setembro.

Itaú também registra aumento na inadimplência para PMEs

Assim, para o Itaú, a inadimplência acima de 90 dias entre pequenas e médias empresas aumentou de 2,3%, em março passado, para 2,6%: alta de 0,3 p.p.

Também no Itaú o crescimento da inadimplência acima de 90 dias neste segmento superou o de outros, como pessoa física, que subiu 0,02% p.p.

Inadimplência acima de 90 dias dos clientes do Itaú-Unibanco – Resultados do 1T24

Como funcionará o Desenrola PME

O Desenrola PME possibilitará a renegociação de dívidas bancárias de MEI e empresas de micro e pequeno porte que faturem até R$ 4,8 milhões anuais. O empresário deverá entrar em contato com seu banco pelos canais oficiais para ter acesso às condições especiais de renegociação.

Caberá a cada banco definir quais serão essas condições.

“O programa chega em momento oportuno, permitindo injeção de mais recursos para as empresas em situação vulnerável”, diz em nota o presidente da Febraban, Isaac Sidney.

Não são todos os bancos que ofertarão condições de renegociação de dívidas dentro do Programa Desenrola PME. Segundo a Febraban, caso o banco com o qual a empresa possui dívidas não esteja cadastrado no programa, o cliente pode tentar fazer a portabilidade da dívida para outra instituição.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico