Brasil assina acordo de R$ 15 bi com Emirados Árabes para exploração de minerais estratégicos

Parceria prevê investimentos entre os dois países em áreas como pesquisa mineral, processamento e transferência de tecnologia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) na sexta-feira (10) com o Ministério de Desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos para promover a exploração e o desenvolvimento de minerais estratégicos, visando a agenda de transição energética.

A parceria prevê investimentos de até R$ 15 bilhões entre os dois países em áreas como pesquisa mineral, processamento, comercialização, transferência de tecnologia e capacitação de mão de obra, diz o Ministério de Minas e Energia (MME) em nota.

Ministro cumpre agenda no país

O ministro tem cumprido agenda no país do Oriente Médio durante o fim de semana. No sábado (11), Silveira anunciou a retomada do processo de adesão do Brasil à Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), sediada em Abu Dhabi. O processo havia sido interrompido no governo Bolsonaro.

Silveira também convidou a Irena para secretariar a futura Coalizão Global para Planejamento da Transição e Segurança Energética. A iniciativa, a ser lançada oficialmente no Rio de Janeiro em junho, veio das discussões do G20 no ano passado, conforme o MME em nota.

Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir

Leia a seguir