BC inclui texto com título ‘Decisão com base em dados, não em datas’ em página que explica o Copom
Diante da pressão do governo para antecipar o início do ciclo de cortes da Selic, o Banco Central (BC) atualizou a página que explica o que é o Comitê de Política Monetária (Copom) e como se dá a sua atuação. Com destaque no canto superior da página, foi acrescentada uma caixa com o título “Decisão com base em dados, não em datas”.
“O Copom toma suas decisões a cada reunião, conforme as expectativas de inflação, o balanço de riscos e a atividade econômica. O BC define a taxa Selic visando o cumprimento da meta para a inflação”, ressaltou o texto.
Na página, o BC explica que a reunião do Copom “segue um processo que procura embasar da melhor forma possível a sua decisão”. “Os membros do Copom assistem a apresentações técnicas do corpo funcional do BC, que tratam da evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial, das condições de liquidez e do comportamento dos mercados”, destacou.
“Assim, o Comitê utiliza um amplo conjunto de informações para embasar sua decisão. Depois, a reunião é reservada para a discussão da decisão entre os membros. A decisão é tomada com base na avaliação do cenário macroeconômico e os principais riscos a ele associados”, complementou.
A autoridade monetária enfatizou, ainda, que as decisões do Copom são tomadas “visando com que a inflação medida pelo IPCA situe-se em linha com a meta definida pelo CMN [Conselho Monetário Nacional]”. O comitê se reúne hoje para decidir o rumo da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano.
Leia a seguir