Consignado no Auxílio Brasil: Caixa retoma pedidos de empréstimo após manutenção no sistema
A Caixa Econômica Federal retomou na manhã desta segunda-feira (24) as operações de oferta de crédito consignado a beneficiários do Auxílio Brasil por canais digitais. O serviço havia sido suspenso às 18h da última sexta-feira (21) para manutenção nos sistemas do banco e da empresa de tecnologia Dataprev.
O crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil foi liberado pela Caixa no dia 11 de outubro. Muitas pessoas que buscam o empréstimo estão enfrentando dificuldades para contratar o serviço pelo aplicativo Caixa Tem.
A situação tem colaborado para as filas nas portas das agências. Segundo relatos, o pedido de empréstimo pelo aplicativo é feito e aprovado. Dias depois, consta a mensagem “em processamento”. Mas o dinheiro não entra na conta, o empréstimo é negado e o pedido é cancelado. Por isso, os beneficiários tentam resolver o problema diretamente nas agências.
O empréstimo consignado é uma medida provisória do governo federal para os beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil.
Segundo o Ministério da Cidadania, outras 11 instituições financeiras estão autorizadas a realizar empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil e àqueles que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O empréstimo não pode comprometer mais de 40% do benefício e a taxa de juros não pode passar de 3,5%. No caso da Caixa, o banco estabeleceu uma taxa de 3,45% ao mês. Para obter o empréstimo, o beneficiário tem de ter recebido pelo menos três meses do auxílio.
Entenda o empréstimo e o desconto
O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo em que a prestação mensal é descontada diretamente da folha de pagamentos.
Até então, era destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos. Mas uma medida provisória do governo autorizou a concessão deste tipo de empréstimo, também, aos beneficiários de programas sociais.
Quem recebe o Auxílio Brasil, assim como outros benefícios de transferência de renda do governo, poderá fazer empréstimo consignado com desconto direto na fonte.
Empréstimo recorde
Em nota, a Caixa disse que a demanda pelo empréstimo bateu recorde. De 11 a 20 de setembro, cerca de 20 milhões de pedidos foram feitos pelo Caixa Tem. De 11 a 20 de outubro, o número de pedidos saltou para mais de 206 milhões.
O banco informou que 80% das solicitações foram concluídas e a alta demanda provocou lentidão no processamento. Além disso, teve gente pedindo o empréstimo com menos de três meses de recebimento do Auxílio Brasil e houve uma quantidade grande de CPFs com restrições.
Leia a seguir