Atividade de varejo on-line desacelera em agosto no Brasil; Amazon supera pares

Relatório do Citi aponta que Mercado Livre se destacou em downloads de aplicativos

A atividade de varejo on-line no Brasil desacelerou em agosto em tráfego de site, usuários mensais ativos e downloads de aplicativos, de acordo com o Citi, em relatório. Segundo o banco, a Amazon mais uma vez superou seus pares, enquanto o Mercado Livre se destacou em downloads de aplicativos.

Os analistas João Pedro Soares, Felipe Reboredo e equipe escrevem que houve mais uma vez uma desaceleração do setor, em queda de 8% em agosto, após a baixa de 3% em julho. Segundo eles, novamente Shopee e Amazon lideraram em tráfego de site, com alta de 74% e 20% em agosto respectivamente em base anual, enquanto Via caiu 41% e Americanas 30%.

A Via teve desempenho inferior ao de seus pares, provavelmente refletindo o foco da administração em aumentar a lucratividade em um momento de atividade on-line mais lenta, dizem os analistas.

Eles ressaltam que a Shopee está reduzindo suas operações na América Latina e implementando mudanças em sua política de comissões no Brasil, após encerrar suas operações na Argentina, Chile e Colômbia. A empresa também reduziu suas ofertas de frete grátis, para cortar custos.

Os downloads de aplicativos do setor caíram ainda mais, em 33% na comparação anual, ante queda de 16% em julho, com Amazon e Mercado Livre como únicas empresas crescendo, 62% e 4% respectivamente em base anual. Com relação aos usuários mensais ativos, o setor cresceu 15% em base mensal, impulsionado pela Shopee, em alta de 56%, enquanto Via caiu 14% e AliExpress recuou 16%, continuando com desempenho inferior.

No segmento de vestuário, o tráfego de site caiu 9% em base anual, os usuários mensais ativos recuaram 6% e os downloads de aplicativos tiveram queda de 40%, diz o Citi. Shein superou em tráfego e usuários mensais ativos, enquanto Arezzo liderou os downloads de aplicativos.

Leia a seguir

Leia a seguir