Argentina é tricampeã mundial de futebol em decisão por pênaltis

Em final épica, com grande duelo entre Messi e Mbappé, argentino enfim vence sua Copa

Em um jogo espetacular e digno de uma final da Copa do Mundo, a Argentina venceu a França neste domingo (18) em disputa nos pênaltis e conquistou o tricampeonato do mundial. No tempo normal, a Argentina estava na frente por 2 a 0, mas a França, guerreira, foi para cima e buscou o empate.

Já na prorrogação, Messi marcou no segundo tempo e, logo em seguida, Mbappé conseguiu levar a França ao empate, novamente, e levou a decisão para os pênaltis. A Argentina venceu por 4 a 2.

Superior no primeiro tempo, a Argentina abriu o placar com o atacante Messi, de pênalti, aos 23 minutos, depois de Dembelé marcar falta em cima de Di Maria.

Aos 35 minutos, Di Maria ampliou para a Argentina. Em contra-ataque rápido entre Messi, Álvarez e Mac Allister, a bola foi ajeitada para Di Maria na área que bateu de esquerda e ampliou para os argentinos: 2 a 0.

Messi é primeiro a marcar em todos os jogos da fase final no formato com 32 seleções, usado desde 1998. O argentino fez nas oitavas de final, contra a Austrália, nas quartas, contra a Holanda, na semifinal, contra a Croácia, e na decisão, diante da França.

Na Copa de 2002, Ronaldo marcou 4 dos seus 8 gols na fase final. Mas passou em branco na vitória diante da Inglaterra, nas quartas de final (gols de Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho). O Fenômeno marcou contra Bélgica, nas oitavas, Turquia, nas quartas, e duas vezes no 2 a 0 da final, contra a Alemanha.

Nesta final da Copa do Mundo, a França defende o título de 2018 e aposta as suas fichas no craque Mbappé, que pode virar favorito na disputa pelo melhor jogador do mundo com o título. Já a Argentina vive a última dança de Messi. O camisa 10 disputa a sua última Copa do Mundo e busca o único e maior título que ainda lhe falta.

A Mundial de Futebol chega à reta final, com uma seleção latino-americana e uma europeia na disputa pelo título mundial. Centenas de torcedores argentinos, a torcida mais animada no país, tomaram locais públicos de Doha, capital, neste domingo (18).

A Copa do Mundo 2022 foi a primeira sediada em país no Oriente Médio, com 32 participantes. O clima desértico do Catar e as altas temperaturas fizeram o evento a ser transferido do verão para o inverno no hemisfério norte. Copas costumam ser disputadas em junho.

A próxima edição, em 2026, terá 48 times na disputa. O próximo evento será também o primeiro com três sedes: Estados Unidos, México e Canadá.