- Home
- Mercado financeiro
- Dólar
- Oscilação do dólar: saiba o que provoca e se é possível se proteger
Oscilação do dólar: saiba o que provoca e se é possível se proteger
O ano de 2024 foi de forte oscilação do dólar em relação ao real. Ao longo do ano, a moeda brasileira se desvalorizou firmemente ante a americana, que renovou algumas vezes seu maior valor nominal da história.
Mas o que provoca a oscilação do dólar? É possível antever esses movimentos e lucrar? Lucélia Freitas, especialista em câmbio da Manchester Investimentos, responde essas e outras questões abaixo.
O que provoca a oscilação do dólar?
Pois bem, a oscilação do dólar acompanha uma dinâmica de oferta e demanda. Nessa linha, o câmbio pode ser afetado por fatores que vão desde exportações e importações até a credibilidade da política fiscal de um país.
Além disso, é uma dinâmica bilateral. Ou seja, quando uma moeda ganha ou perde valor em relação ao dólar, pode se tratar de uma mudança na percepção de valor da divisa americana ou do seu par (o real, no nosso caso).
O que interfere na cotação?
Definitivamente, o dólar é tido como porto seguro a nível global, por se tratar da moeda da maior economia do mundo. Assim, em momentos de aversão a riscos, como quando as ameaças geopolíticas crescem, investidores buscam a segurança do dólar.
Simultaneamente, investidores acompanham o estado da economia americana e suas políticas econômicas. A divisa se valorizou após a eleição de Donald Trump, por exemplo, porque o republicano defende medidas como a redução de impostos e a taxação de produtos importados.
No entanto, os fatores mais determinantes para a desvalorização cambial do real foram internos neste ano, diz Lucélia: “Se as políticas fiscal, monetária e cambial estiverem ajustadas, teremos indicadores e economia mais saudáveis, e a tendência é que nossa moeda venha a se fortalecer frente ao dólar. Quando ocorre o contrário, o real se desvaloriza e o dólar sobe.”
A falta de clareza em termos de política monetária e fiscal, principalmente por conta de possíveis impactos no médio e no longo prazo, pesaram dessa vez. “Usualmente os movimentos são acompanhados por notícias, declarações e divulgações de dados que podem apresentar riscos ao cenário vigente”, afirma a especialista.
É possível antever uma oscilação do dólar e ganhar dinheiro?
A analista pontua que algumas notícias são precificadas antecipadamente pelo mercado, evitando uma maior oscilação do dólar.
Outras, porém, são sentidas em tempo real e podem trazer volatilidade adicional ao mercado cambial, principalmente devido à velocidade com que as informações se espalham.
Um exemplo disso é que um dado externo pode, atualmente, ter um impacto tão grande quanto algo local nos preços.
Como se proteger da oscilação do dólar em 2025?
“O dólar é uma moeda oriunda de uma economia muito forte. Assim, todo investimento em dólar, principalmente visando o longo prazo, tende a ser rentável”, diz Lucélia.
Logo, quando o investidor tem dúvidas, a executiva diz que a melhor estratégia é acompanhar o mercado e consultar especialista para entender o cenário e ter auxílio.
“Quando há incertezas, o ideal é optar por ativos que tragam rentabilidade com baixo risco, principalmente sem promessas de rentabilidades exponenciais”, ressalta a especialista.
Leia a seguir