Mercado hoje: Ibovespa fecha em alta e dólar em queda com fluxo estrangeiro e bancos

Feriado em São Paulo reduziu a liquidez dos negócios nesta quarta-feira (25)

O Ibovespa fechou em alta de 1,15%, aos 114,2 mil pontos (antes do ajuste), em um dia de menor volume de negociações, impulsionado pela Weg e as ações dos bancos. O dólar caiu 1,22%, a R$ 5,07, na terceira queda da semana, impulsionada pelo forte fluxo estrangeiro.

O feriado municipal em São Paulo e as comemorações do Ano Novo na China retiraram volume da bolsa e as negociações tiveram menor liquidez, levando a possíveis distorções de preços.

O destaque positivo ficou com as ações da Weg (WEGE3), que subiram 4,17%. Weg sobe após casas de análise, como a XP Investimentos, apostarem em um bom desempenho no quarto trimestre e ao longo de 2023.

No setor financeiro, o Itaú (ITUB4) subiu 0,24%, Bradesco (BBDC4) recuou 0,63%, Banco do Brasil (BBAS3) avançou 3,11% e o Santander (SANB11) ganhou 0,11%. A adquirente Cielo (CIEL3) que abre amanhã a temporada de balanços, fechou em alta de 1,93%, em meio ao otimismo dos agentes do mercado com os resultados.

As ações de Suzano (SUZB3) caíram 2% diante da cautela em relação ao dólar e ao preço da celulose no mercado internacional.

Entre as commodities, o petróleo Brent – utilizado como referência pela Petrobras – oscilou ao longo da sessão e fechou próximo à estabilidade, caindo 0,01%, a US$ 86,12 o barril. Nos Estados Unidos, Os estoques de petróleo subiram 533 mil barris na semana passada, acima da previsão de alta de 100 mil barris.

Com isso, as ações da Petrobras subiram 0,30% (PETR3) e 1,65% (PETR4). Amanhã, espera-se que o conselho da companhia aprove o nome do senador Jean Paul Prates para presidir a empresa. A expectativa do mercado é pelo anúncio da nova diretoria e para os planos em relação a questões como dividendos e política de preços.’

Lula

Nesta quarta, Lula se encontrou com presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou, e discutiu fortalecimento do Mercosul, investimentos em infraestrutura no bloco e acordo dos países sul-americanos com a China.

Lula prometeu investir mais em projetos de cooperação entre Brasil e Uruguai na área de infraestrutura — sem citar, dessa vez, investimentos do BNDES (Banco de Desenvolvimento Social e Econômico).

Na sessão de terça, uma melhora no cenário externo e uma interpretação mais otimista do IPCA-15 deu ao real mais um dia de ganho frente ao dólar, e nos dois primeiros dias da semana, a moeda americana acumula queda de 1,26%.

Entre as empresas que publicam hoje seus resultados estão AT&T, Boeing, IBM e Tesla.

Agenda de amanhã

Será feriado na China, Índia e Austrália.

No Brasil, haverá divulgação do índice de transações correntes de dezembro e o nível de investimento estrangeiro direto.

Entre os balanços: Cielo após o fechamento da B3. No exterior, LVMH, dona da Louis Vuitton e pertencente ao atual homem mais rico do mundo, Bernard Arnault, após o encerramento das negociações na bolsa da França (13h30 em Brasília). Ainda terá divulgações de Visa, Intel e American Airlines.