O que é o BNDES?

Ele apoia empreendedores de todos os tamanhos para modernização, expansão e concretização de novos negócios

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o banco que apoia empreendedores de todos os tamanhos para modernização, expansão e concretização de novos negócios. Trata-se de uma instituição estatal com o objetivo de financiar projetos com caráter socioeconômico.

Ele empresta dinheiro, faz financiamento ou fornece linhas de créditos pra empresas ou empreendedores, desde que as ações tenham em vista a geração de empregos, renda e inclusão social. E o melhor de tudo, cobrando juros super baixos, a partir de 0,9% ao ano.

Como surgiu o BNDES?

Em 1952, Getúlio Vargas criou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) que em 71 ganhou o “S” de social e virou BNDES. No começo, a ideia era melhorar a infraestrutura do país e dar um empurrãozinho na industrialização.

O banco foi passando por muitas transformações, sendo a última em 1995, quando começou a financiar atividades do setor cultural.

De quem é o BNDES?

Ao contrário do que muita gente pensa, o BNDES não pertence a nenhum banco privado! Ele é uma instituição apartada e, na maioria dos casos, libera dinheiro para que diversos bancos ofereçam suas linhas de empréstimo. E o atendimento acontece nas agências dos próprios bancos. Mas não se trata de um empréstimo normal.

O BNDES avalia o impacto socioambiental e econômico do projeto. A empresa ou o empreendedor têm que usar o dinheiro corretamente, exatamente para área solicitada. E depois disso, ainda tem que comprovar os gastos.

Que projetos o banco financia?

Atualmente, o BNDES financia: investimentos para implantação, expansão, modernização e recuperação de empreendimentos; produção ou aquisição de máquinas e equipamentos; bens novos, insumos, serviços, softwares; capital de giro; exportação de bens e serviços nacionais; aquisição de bens e serviços importados. Comércio de armas de fogo, motéis, saunas, termas e jogos de apostas estão fora da lista.

Saiba mais sobre o BNDES no Glossário IF!


Você também pode gostar
Manhã Inteligente Publicado em 30.jun.2022 às 12h06
PIB dos Estados Unidos, investimentos em debêntures, golpes financeiros

Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli comentam esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta quinta (30)

Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 10h53
Inflação com consumo nos EUA sobe 0,6% em maio; ativos domésticos são pressionados pelo cenário mais adverso no exterior

O Ibovespa tem forte queda enquanto o dólar opera em alta ante o real no início desta quinta-feira