Dólar vai subir ou vai cair? E o que fazer: é hora de investir na moeda?

Entenda como está a moeda norte-americana neste momento e saiba o que pode impactar o câmbio

O dólar vai subir? Qual é a tendência para a moeda nos próximos meses? E, nessa incerteza, é hora de comprar dólar? Confira a análise de Cristiane Quartaroli, economista do Banco Ouribank, para a moeda norte-americana neste início de ano.

Como está o dólar neste momento?

De acordo com Cristiane, a taxa de câmbio vem caindo desde o início de 2023.

“Claro que tivemos momentos de volatilidade, por incertezas que ocorreram ao longo do ano”, ressalta.

De qualquer forma, a economista lembra que terminamos 2023 com uma taxa de câmbio mais baixa do que a que tínhamos no final de 2022. Aliás, abordamos este assunto na reportagem Dólar, criptomoedas, ações, títulos públicos ou privados: quais foram os piores investimentos em 2023?.

O dólar deveria estar ainda mais baixo?

Na opinião da especialista, o dólar poderia, sim, estar ainda mais barato.

“Levando em consideração que agora temos um cenário macroeconômico mais positivo para Brasil, principalmente, com constantes revisões das notas de risco, nossa taxa de câmbio poderia estar um pouco mais baixa”, acredita.

O que pode fazer o dólar cair em 2024?

De acordo com Cristiane, queda dos juros nos Estados Unidos, maior crescimento da economia chinesa e percepção de avanços de matérias importantes no Congresso, aqui no Brasil, são fatores que podem contribuir para um cenário de câmbio mais baixo.

O dólar vai subir em 2024? O que poder fazer isso acontecer?

Será que o dólar vai subir em 2024? É impossível responder com certeza. Porém, a economista acredita que o dólar possa subir se tivermos um crescimento ainda baixo no China, o que pode impactar de forma negativa o preço de commodity.

Com isso, pode haver mais inflação – e essa situação impediria os bancos centrais de baixarem ainda mais os juros.

É hora de investir em dólar?

Mas, afinal, qual é a tendência para o dólar em 2024?

“Isso é difícil dizer”, esclarece a economista. “Vai depender muito dos avanços dos indicadores americanos”, acredita.

Essa, aliás, é a grande expectativa do mercado para os próximos meses para entender qual será a condução da política monetária americana daqui para frente.

Então, se você está pensando em comprar um fundo cambial, por exemplo, fique de olho no política econômica dos Estados Unidos, analise as notícias vindas de lá e pondere os riscos do investimento.

Como ganhar dinheiro com dólar?

Logo, se você quer ir já se preparando para investir em dólar mas não sabe como começar, temos uma matéria que explica direitinho. Confira: 4 formas de investir em dólar para ganhar dinheiro com uma possível valorização.