- Home
- Mercado financeiro
- Como o departamento de redução de gastos de Trump pode afetar as ações de software
Como o departamento de redução de gastos de Trump pode afetar as ações de software
As ações da Palantir (PLTR), fabricante de software de análise de dados, dispararam após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais. Assim, investidores de outros fabricantes de software passaram a ficar atentos aos planos de diminuir o tamanho do governo federal dos EUA. Os cortes orçamentários são um fator de risco para os fabricantes de software, bem como para as ações da Palantir.
Elon Musk é o co-líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) do presidente eleito Trump, um painel consultivo centrado na redução da despesa e da dimensão do governo federal.
“Vemos uma nova era de inovação de software em Washington D.C. e o DOGE será o catalisador de um maior enfoque na utilização de software nos próximos anos”, disse Daniel Ives, analista da Wedbush Securities, em e-mail.
Oportunidades para Oracle, Microsoft, ServiceNow e Salesforce
Ele acrescentou: “Há uma enorme ineficiência no código de área 202 [área que engloba Washington] e essa é uma grande oportunidade para empresas como Oracle, Microsoft, Palantir, ServiceNow e Salesforce, entre muitas outras”.
As possíveis ramificações do DOGE têm surgido em relatórios de analistas de Wall Street sobre fabricantes de software, bem como integradores de sistemas de tecnologia da informação, como a Accenture.
Embora o DOGE possa recomendar a atualização dos sistemas informáticos federais envelhecidos, outra possibilidade é a demissão de funcionários públicos. O DOGE pretende cortar US$ 2 trilhões do orçamento federal.
Muitos fabricantes de software vendem serviços de assinatura anual com base no número de acessos ou de funcionário.
“Seja qual for a sua opinião sobre os méritos ou as ideias que possam surgir do DOGE, parece que vamos ter cortes nas despesas do governo federal dos EUA”, disse o analista da KeyBanc Capital Markets, Jackson Ader, em relatório sobre a ServiceNow.
Dois lados da questão
E acrescentou: “Há dois lados da questão. Há o lado do otimismo em relação ao software: trata-se de eficiência e, portanto, os cortes no capital humano serão substituídos por investimentos em software; o DOGE é bom para o software.
Depois há o outro lado: cortes significam cortes e o ambiente simplesmente não será um ambiente em que seja fácil gastar em qualquer coisa, incluindo software’adicional. Nós estamos neste último campo”.
No fim de dezembro, o Congresso aprovou uma lei de financiamento que evitou uma paralisação do governo.
Mark Murphy, analista do J.P. Morgan, numa perspetiva para 2025, afirmou que os investidores devem estar preparados para a volatilidade. “O sequenciamento e a direcionalidade do impacto do DOGE criam soluços e volatilidade, em vez de um vento favorável claro e imediato para todas as empresas de software”, disse ele.
Quando relatou os lucros fiscais do primeiro trimestre, a empresa global de serviços de tecnologia da informação (TI) Accenture disse aos analistas que os serviços do governo federal dos Estados Unidos forneceram 8% da receita total no ano fiscal de 2024.
“O novo governo Trump prometeu cortes amplos nos gastos do governo federal, embora o grau e o escopo permaneçam um tanto incertos”, disse o analista da TD Cowen Bryan Bergin em um relatório.
“É importante ressaltar que os líderes do DOGE reconheceram explicitamente que pretendem investir mais em iniciativas de modernização de tecnologia, não menos, destacando a tecnologia inadequada/antiquada como causa de ineficiências”.
Bons para as maiores e melhores
Na Mizuho Securities, o analista Sean Kennedy, em relatório, citou a opinião de um consultor de uma grande empresa de serviços de tecnologia de informação.
“O nosso especialista vê reduções drásticas nos orçamentos de serviços de TI do governo federal americano nos próximos seis a 12 meses em todos os departamentos federais devido ao programa DOGE da nova administração”, disse Kennedy.
“Nosso especialista acredita que as empresas de serviços de TI maiores e melhores da categoria se sairão melhor nos próximos anos, à medida que o governo procura racionalizar sua lista de fornecedores.
Ele espera que os orçamentos federais de serviços de TI sofram reduções significativas em 2025 e uma possível recuperação em 2026, com ênfase em serviços de próxima geração, como inteligência artificial generativa.
A Palantir, fabricante de software de análise de dados, poderia ganhar se a inteligência artificial desempenhasse um papel maior na segurança interna ou nos gastos com defesa.
O analista do UBS Karl Kierstead lançou a cobertura das ações da Palantir em 18 de dezembro com uma classificação neutra. “Qualitativamente, as ações da Palantir já refletem a visão de que a empresa é uma grande beneficiária de IA/dados, bem como uma provável vencedora dos ganhos de eficiência associados ao DOGE no governo federal dos EUA ”, disse ele em relatório.
Enquanto isso, as ações da Palantir avançaram 379% em 2024.
Com informações do Valor Econômico.
Leia a seguir