Pagamento via WhatsApp segue sem previsão, diz BC
O Banco Central (BC) autorizou ontem a alteração no regulamento dos arranjos de pagamento da Mastercard como parte do processo de implementação dos pagamentos de pessoas para lojistas via WhatsApp. O regulador afirmou, no entanto, que o processo de liberação da nova funcionalidade segue em andamento e não há previsão de quando isso deve ocorrer.
A mudança nos regulamentos das bandeiras é apenas uma das etapas necessárias para a implementação dos pagamentos de compras por meio do aplicativo. No mês passado, o BC já havia liberado a alteração no regulamento da Visa. Ainda há discussões regulatórias em curso e, em paralelo, o WhatsApp vem realizando testes com diferentes credenciadoras.
Segundo o BC, a mudança nos regulamentos foi “um primeiro passo”, mas o “serviço de pagamento “continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas”.
“Não há previsão para tal liberação visto que esses requisitos dependem de ações a serem adotadas pelas instituições envolvidas”, acrescentou o BC em resposta a questionamento do Valor.
Quando liberada, a função de pagamentos de pessoas para lojistas por meio do WhatsApp se juntará à realização de transferências de recursos entre usuários, autorizada em março de 2021.
Fontes a par das discussões afirmam que o BC quer se assegurar de que todas as credenciadoras possam participar igualmente do processo. Quando as transferências entre pessoas entraram em funcionamento, o WhatsApp havia fechado uma parceria com a Cielo. A opção de pagamentos para empresas, no entanto, deve ter início já com concorrentes operando.
Após a liberação envolvendo a Mastercard, o head de WhatsApp para América Latina, Guilherme Horn, disse que a companhia está muito satisfeita com o progresso. “Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede, entre outros, já construíram a integração técnica necessária e muitos deles estão participando de testes em produção conosco para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória para o serviço.”
Já a Mastercard disse que recebeu a notícia com “satisfação” e que segue trabalhando em conjunto com o regulador para disponibilizar a nova funcionalidade.
Por Mariana Ribeiro
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