Agenda da semana: Lula cancela viagem e arcabouço deve voltar ao radar; mercado espera ata do Copom e inflação nos EUA

Uma pneumonia leve impediu a viagem de Lula para a China, em um voo que duraria 36 horas, o que fez mudar a expectativa do mercado para a semana

Enfim, chegamos à última semana de março, que também acaba na sexta-feira (31), no dia do indicador mais importante do período, a taxa de inflação dos Estados Unidos medida pelo PCE, o índice de Gastos com Consumo Pessoal, medida favorita do Federal Reserve para avaliar a variação dos preços no país.

O adiamento da viagem do presidente Lula e sua comitiva para a China e Emirados Árabes, marcada inicialmente para esta semana, deve trazer de volta o assunto do arcabouço fiscal, que havia sido adiado para ser apresentado na volta da comitiva.

Outro evento importante nesta semana será a divulgação da ata do Copom, na terça-feira, que pode desfazer o mal estar entre o Comitê de Política Monetária e o governo após o tom do comunicado da última quarta e aliviar as desconfianças dos investidores.

Agenda da semana

Segunda, 27

No Brasil, Boletim Focus pela manhã, além do índice de confiança do consumidor, da FGV, índice de transações correntes em dólar e investimento estrangeiro direto, referente ao mês de fevereiro.

O México reporta os dados de sua balança comercial de fevereiro

Estados Unidos tem o índice de atividade de empresas do Fed Dallas, que engloba o estado do Texas e parte do centro sul americano.

Terça, 28

Banco Central do Brasil divulga a ata do Copom às 8h. Ou seja, a ata da reunião do Conselho de Política Monetária da última semana, que emitiu um duro comunicado. A ata, que é o documento mais detalhado das discussões, pode trazer um tom mais ameno e moderar o mercado.

Itália e França divulgam pesquisas de confiança do consumidor e confiança empresarial referentes ao mês de março.

Nos Estados Unidos, será divulgado o Índice Redbook, que explica o crescimento das vendas ponderado por vendas ​​de ano a ano, nas mesmas lojas, em uma amostra de grandes varejistas americanas de mercadorias gerais que representam cerca de 9.000 lojas.

Os EUA também divulgam sua balança comercial de fevereiro, índice de preços de imóveis e confiança do consumidor.

Quarta, 29

No Brasil, três indicadores importantes. Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o índice de inflação ao produtor (IPP) de fevereiro, e o índice de evolução do emprego pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O Relatório de Inflação apresenta os objetivos, limitações e medidas de política monetária do Banco Central, resultados de decisões passadas, cenários para medidas futuras e avaliação prospectiva do comportamento da inflação.

Itália divulga sua taxa de desemprego mensal referente ao mês de fevereiro, com projeção de redução de 7,9% para 7,8%.

País também divulga sua balança comercial fora da União Europeia.

Quinta, 30

Brasil tem relatório mensal e anual de produção industrial e o IGP-M de março, divulgado pela FGV.

Espanha divulga relatório de vendas no varejo de março e seu índice de preços ao consumidor e os núcleos referentes a março e ao acumulado de 12 meses.

Alemanha também divulga inflação ao consumidor de março e de 12 meses

Portugal e União Europeia divulgam pesquisa de confiança do consumidor, confiança empresarial, de serviços e industrial de março.

África do Sul e Itália divulgam índice de preços ao produtor de fevereiro.

México divulga a decisão de taxa de juros de seu banco central, com projeção de redução de 11% para 10,75% ao ano.

Japão reportará IPC de março, taxa de desemprego de fevereiro, produção industrial de março e vendas no varejo de fevereiro.

Por fim, China reportará pesquisas PMI composto, PMI industrial e PMI não-manufatura de março. Na pesquisa PMI, se o resultado for acima de 50, indica otimismo do setor, abaixo de 50, pessimismo.

Sexta, 31

Estados Unidos divulga inflação pelo PCE e seus núcleos, em janeiro o dado anualizado foi de 5,4%.

O Índice de Preços com Consumo Pessoal (PCE), também chamado de deflator do PCE, é um indicador de preços para todo o consumo pessoal doméstico.

O PCE é a medida de inflação preferida pelo Fed, pois mensura a variação de preços a partir do ponto de vista do consumidor.

Na Alemanha, dados de vendas no varejo e preços de bens importados.

Suíça também reporta vendas no varejo de fevereiro.

França divulga inflação ao consumidor (IPC) mensal de março e acumulado de 12 meses. A projeção é de 0,7% no mês e de 6,1% em um ano. IPP também será divulgado.

Itália também tem Vendas da Indústria e IPC de março.

União Europeia divulga taxa de desemprego (projeção de 6,6%) e IPC de março e anual, projeção de 8,2% (12 meses)

No Brasil, divulgação da relação dívida líquida / PIB, balanço orçamentário de fevereiro, taxa de longo prazo e o fluxo cambial estrangeiro.

Canadá divulga PIB de janeiro.

Leia a seguir

Leia a seguir