Bradesco fecha parceria com Claro e Embratel para explorar soluções 5G

Banco destaca que iniciativa está centrada no aprimoramento da jornada do cliente

Empresas citadas na reportagem:

O Bradesco informou que se uniu à Claro e à Embratel para cocriar, desenvolver e testar casos de uso que envolvam a tecnologia 5G. A parceria envolve ainda as empresas NTT DATA Brasil e a Tecnologia IBM, além do hub de inovação da operadora, o beOn Claro, e o inovabra, ecossistema do Bradesco que fomenta a inovação dentro e fora da organização. Como o Valor publicou no início do mês, os bancos estão começando a testar usos para o 5G, que deve trazer uma revolução para o setor.

Segundo o Bradesco, um dos principais objetivos da iniciativa, centrada no aprimoramento da jornada do cliente, é avaliar o desempenho de aplicações 5G em serviços cuja alta velocidade, baixa latência e grande capacidade de processamento de dados em tempo real sejam diferenciais para criar novas experiências para o cliente.

Conforme apurado pelo Valor, uma das primeiras provas de conceito desenvolvida em conjunto pelas empresas para o banco tem como ponto de partida facilitar a busca por imóveis para serem financiados. A solução pretende agilizar a procura e a aquisição de imóveis, permitindo que o cliente faça buscas por filtros de interesses, navegue pelo modelo da propriedade em 3D e interaja com os ambientes em realidade aumentada e computação espacial por meio de aplicativo. O projeto-piloto já está em andamento em parceria com uma incorporadora.

Outro caso de uso que deve ser testado em breve é um protótipo que avalia o uso da tecnologia para ampliar a eficiência operacional e a segurança das agências. Para isso, em uma das unidades do banco, localizada na cidade de São Paulo, foi instalada uma rede 5G da Claro. Por meio de câmeras digitais conectadas à rede 5G de alta velocidade integrada ao IBM Maximo Visual Inspection, será viável analisar e detectar possíveis situações de risco de segurança em tempo real, o que ajudará a reduzir o tempo de resposta das equipes a situações suspeitas ou comportamentos perigosos dentro das agências.

“O avanço do 5G representa uma série de oportunidades habilitando um maior volume de dados conectados a dispositivos de IoT (internet das coisas) que possibilitarão uma maior compreensão das necessidades das pessoas. Com tudo conectado, sai na frente quem interpreta melhor os dados em prol de melhores experiências e ofertas 100% centradas no perfil e momento de vida do cliente” afirma, em nota, Edilson Dias dos Reis, diretor executivo do Bradesco.

Leia a seguir

Leia a seguir