Negócio de nicho: Conheça o novo empreendimento dos fundadores do Instagram

Kevin Systrom, cofundador do Instagram, falou no SXSW, festivação de inovação em Austin, no Texas, sobre sua nova startup, fundada com seu ex-sócio, Mike Krieger

Kevin Systrom e Mike Krieger, os fundadores do Instagram, vendido para o Facebook/Meta em 2012 por US$ 1 bilhão, estão de volta. Com a venda, passaram ser executivos do Facebook, de onde saíram em 2018, em meio a tensões com a empresa. Desde então, os dois criaram um novo empreendimento para captar ideias para aplicativos sociais de última geração. O resultado deste trabalho veio a tona agora.

No SXSW 2023, Kevin Systrom apresentou, no domingo (12), a primeira iniciativa que a dupla quer transformar num negócio, o aplicativo Artifact, um feed de notícias personalizado que usa machine learning para saber dos interesses de seus usuários. Segundo, Systrom, a plataforma irá permitir que pessoas que compartilham interesses correlatos conversem entre si. “[O aplicativo] encontra pessoas que se interessam pelas mesmas coisas e as conecta, ampliando as possibilidades e espaços de conexão”, disse.

Artigos, fatos e inteligência artificial

O nome Artifact vem da fusão das palavras artigos, fatos e inteligência artificial. A plataforma vai estar acessível para público geral em breve. A versão beta do Artifact foi lançada em fevereiro.

A maneira mais simples de entender o Artifact é como uma espécie de TikTok para texto, embora você também possa chamá-lo de Google Reader renascido como um aplicativo móvel. O aplicativo abre para um feed de artigos populares escolhidos em uma lista selecionada de editores, que vão desde os principais ‘publishers’ até blogs de pequena escala sobre tópicos de nicho.

Ao tocar nos artigos que lhe interessam, o Artifact fornece postagens e histórias semelhantes no futuro. Neste sentido, é o mesmo tipo de experiência que se tem ao assistir vídeos na página Para você do TikTok, que ajusta seu algoritmo ao longo do tempo conforme seus interesses.

O que faz o Artifact melhor que outros agregadores de notícias?

“Quando você começa essas coisas, precisa descobrir onde está o ecossistema. Os agregadores de notícias são bons para quem busca manchetes dos principais editores. Com o Artifact nos inclinamos para assuntos de ‘cauda longa’, cujo interesse vai além do assunto do dia, nos inclinamos para assuntos de nicho. São temas que não têm audiência grande o suficiente para serem capturados pelos agregadores. Nossa aposta é que a soma de todos esses interesses de nicho forme uma grande audiência”, disse Systrom.