Bolsas asiáticas fecham em queda com tensões geopolíticas e covid-19 na China

Na China, a alta de casos de covid-19 continua preocupando os mercados, que estavam animados com a possibilidade de Pequim relaxar as medidas restritivas

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira (17), repercutindo as tensões geopolíticas da região após a Coreia do Norte disparar um míssil de sua costa leste.

As ações do setor de tecnologia e do segmento automotivo também registraram queda durante a sessão.

Na China, a alta de casos de covid-19 continua preocupando os mercados, que estavam animados com a possibilidade de Pequim relaxar as medidas restritivas de sua política de covid zero.

Japão

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com queda de 0,35%, a 27.930,57 em meio a tensões geopolíticas intensificadas na região depois que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico de sua costa leste.

As ações relacionadas ao setor do aço caíram com a Nippon Steel registrando queda de 1,3%, a JFE Holdings com retração de 0,9% e a Kobe Steel contabilizando queda de 1,1%.

O setor automobilístico do Japão provavelmente será observado de perto após relatos da mídia local de que as autoridades japonesas estão planejando um imposto sobre a quilometragem dos veículos elétricos. A Toyota Motor caiu 0,1%, a Nissan Motor teve queda de 1,8% e a Honda Motor recuou 0,4%.

Coreia do Sul

Já o índice Kospi, da Coreia do Sul, registrou retração de 1,39%, a 2.442,90, com as ações dos setores de eletrônicos, produtos químicos e construção registrando queda na sessão.

O recuo noturno de Wall Street, liderado por fortes quedas nas ações de semicondutores, pesou sobre os pares locais de chips de memória. Uma leitura de vendas no varejo dos EUA melhor do que o esperado novamente alimentou as preocupações com a inflação alta e o aperto agressivo do Fed.

A empresa de tecnologia Samsung Electronics caiu 2,1%, a fabricante de chips de memória SK Hynix teve queda de 4,2% e a Lotte Chemical registrou retração de 6,1%.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng terminou a sessão com retração de 1,15%, a 18.045,66, com as ações de tecnologia liderando a queda na sessão.

A NetEase caiu 9,1% depois que a Blizzard Entertainment afirmou que suspenderá a maioria dos serviços de jogos na China por conta dos atuais acordos de licenciamento.

A Meituan perdeu 5,7% depois que a Tencent Holdings apontou que distribuirá a maior parte de sua participação na gigante de entrega de alimentos aos acionistas e o Alibaba Group teve queda de 0,7% antes de seus resultados trimestrais.

As ações imobiliárias chinesas lideraram os ganhos com a Country Garden Holdings avançando 3,0%, recuperando-se da queda de 15% de quarta-feira.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai Composto registrou queda de 0,15%, a 3.115,4347, registrando queda pelo segundo dia consecutivo em meio ao aumento de casos de covid-19 no país, que estão testando a decisão de Pequim na semana passada de aliviar algumas restrições relacionadas política de covid zero.

As mineradoras de carvão e as montadoras tiveram queda no mercado, enquanto as empresas de software se fortaleceram. A Yankuang Energy perdeu 6,1% e a China Coal Energy caiu 3,6%, enquanto a Great Wall Motor teve retração de 2,9%.

Leia a seguir

Leia a seguir