Netflix (NFLX34) encerra plano básico para novos assinantes no Brasil

Plataforma de streaming ainda anunciou um aumento de preços nos Estados Unidos

O plano básico da Netflix (NFLX34; NFLX) será encerrado em diversos países, incluindo o Brasil. O anúncio foi feito pela própria plataforma na última quarta-feira (18). Assim, a decisão deve ter efeito a partir da semana que vem, ainda sem data fixada.

Dessa forma, o serviço de streaming vai deixar apenas três possibilidades de planos no Brasil:

  1. Plano padrão com anúncios (R$ 18,90);
  2. Plano padrão (R$ 39,90),
  3. Plano premium (R$ 55,90) – apenas este possui resolução de transmissão em 4K, a mais alta oferecida pela companhia, enquanto as outras modalidades transmitem em 1080p

Atualmente, o plano básico da Netflix cobra R$ 25,90 mensais para streaming de 720 pixels, sem anúncios. A eliminação do plano básico também afetará usuários da Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália.

Em julho, aliás, essa mesma decisão havia sido antecipada para assinantes americanos e britânicos.

“Essa mudança impulsionou a adoção de nossos planos padrão e com anúncios”, afirma a empresa em nota a investidores.

Planos mais caros

No entanto, também na quarta, a companhia anunciou aumento nos valores das assinaturas para usuários nos Estados Unidos (de US$ 6,99 a US$ 22,99), Reino Unido ( £4,99 a £17,99) e França (de € 5,99 a € 19,99).

Não houve ainda anúncio de reajuste de preços para assinantes do Brasil no momento.

Desempenho no 3º trimestre

Além disso, a Netflix anunciou que registrou a adição de 8,76 milhões novos assinantes ao serviço de streaming durante o terceiro trimestre deste ano, alta de 10,8% em relação ao período de junho a setembro de 2022.

No total, a Netflix registrou 247,15 milhões de usuários no trimestre encerrado em setembro. Em igual trimestre de 2022, esse número era de 223,09 milhões.

A receita da companhia foi de US$ 8,5 bilhões – isto é, alta de 10,7% sobre igual período de 2022. Já o lucro líquido foi de US$ 1,7 bilhão, ante o US$ 1,4 bilhão registrado no mesmo trimestre do ano passado.

Em nota a investidores, a Netflix afirma que o plano de assinatura com anúncios tem sido um dos motores de crescimento da empresa.

“A adoção do nosso plano de anúncios continua a crescer, com um aumento de quase 70% na adesão ao plano de anúncios trimestre a trimestre”, diz. Para o quatro trimestre, a Netflix projeta receita de US$ 8,7 bilhões, alta de 11% na comparação anual.

Com informações do Estadão Conteúdo