NY fecha em queda em dia de decisão sobre juros na Europa
Os índices de ações dos EUA fecharam em queda nesta quinta-feira (22) após um dia de perdas com as decisões de política monetária na Super Quarta (21), que aumentaram os juros nos EUA. Nesta quinta, foi a vez de bancos centrais europeus decidirem sobre suas taxas.
Os investidores repercutiram o aumento das taxas de juros do Banco da Inglaterra (BoE) e de outras autoridades monetárias do continente europeu.
O Dow Jones fechou com perda de 0,35%,
O S&P 500 caía 0,89%.
O Nasdaq recuava 1,37%.
Perdas na Super Quarta
Na quarta-feira, o índice Dow Jones fechou em queda de 1,70%, a 30.183,78 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 1,71%, a 3.789,92 pontos, e o Nasdaq teve retração de 1,79%, a 11.220,19 pontos.
Apesar da abertura em trajetória descendente os índices, podem apresentar alguma melhor, diz Esty Dwek, diretor de investimentos do FlowBank.
Ele diz contar com alguma “estabilização depois de oscilações” vistas na quarta. “Houve muitas vendas antes da decisão do Fed, então uma pequena recuperação no dia seguinte não seria surpreendente”, afirmou.
Decisão do Fed
Ontem, o Fed elevou a meta da taxa de juros dos Fed Funds em 0,75 ponto percentual, para o intervalo entre 3,0% e 3,25%.
A votação foi unânime, com todos os 12 votos do Fomc a favor de manter o aperto monetário mais agressivo.
Em discurso após a divulgação da decisão, o presidente do banco central americano, Jerome Powell, reiterou a importância do aumento das taxas de juros, mas reconheceu o custo que isso pode cobrar no mercado de trabalho americano.
No front dos dados, o número de pedidos iniciais de seguro-desemprego nos Estados Unidos cresceu 5.000 solicitações na última semana, terminada em 17 de setembro, em relação ao período anterior, chegando a 213 mil pedidos, conforme informou há pouco o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.
“Luz verde” para mais aumentos
“Na esteira da decisão do Fed, este [dado] não significa uma mudança de jogo e continua a demonstrar a força do mercado de trabalho, que deu ao Fed a luz verde para continuar adotando aumentos de 0,75 ponto”, disse Ian Lyngen, estrategista do BMO Capital Markets.
Juros na Inglaterra
Nesta quinta, na Inglaterra, o Banco da Inglaterra (o BC britânico ou BoE) elevou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual para 2,25%, segundo informações divulgadas mais cedo pela autoridade monetária.
A medida visa levar a inflação –atualmente em 9,9%– para a meta de 2%. Cinco dos nove integrantes do comitê votaram pelo aumento de 0,50 ponto percentual, enquanto um membro votou por uma elevação de 0,25 ponto e outros três votaram por uma alta mais forte, de 0,75 ponto.
Leia a seguir