Na competição de pesos-pesados latinos, Citi prefere Mercado Livre (MELI34) a Nubank (ROXO34)
Na competição entre dois pesos-pesados da América Latina, o Citi prefere o Mercado Livre (MELI34) ao Nubank (ROXO34).
Os analistas do banco apontam que o Nubank tem uma base maior de clientes, mas o Meli está crescendo mais rápido.
Enquanto o “roxinho” depende mais de cartão de crédito, o conglomerado argentino reage mais rápido a mudanças no cenário e tem um custo de funding aparentemente menor.
E se a margem de lucro antes de impostos é maior no Nubank, o Mercado Livre tem margens ajustadas ao risco que são melhores.
“Reiteramos nossa recomendação de ‘venda’ para Nubank e ‘compra’ para Mercado Livre. Ambas as visões se baseiam principalmente nas perspectivas de crescimento contrastantes para cada um, onde o Nubank parece desacelerar devido à potencial saturação de cartões de crédito, enquanto a Meli está em um estágio inicial”, diz o relatório.
Citi vê algumas áreas em que o Nubank está à frente do Mercado Livre
O Citi diz que as métricas de qualidade de ativos favorecem o Nubank, que tem menor formação de inadimplência e menos empréstimos nas categorias E-H do Banco Central (que são um termômetro para a inadimplência acima de 90 dias) no Brasil.
“Vale ressaltar que o Meli parece alterar seu apetite ao risco muito rapidamente sempre que a qualidade dos ativos se deteriora”.
“O que pode indicar uma curta duração em seu portfólio e/ou modelos de risco ágeis.”
O relatório aponta que, para operações consolidadas, tanto Nubank quanto Mercado Livre divulgam a margem financeira ajustada ao risco.
No terceiro trimestre, essa margem no Nubank foi de 18,9%, em comparação com 24,2% do Meli.
Os analistas também avaliam os a evolução dos volumes totais de pagamentos e a receita implícita para ambos.
“O volume parece estar desacelerando moderadamente para a Nubank nos últimos trimestres, enquanto continua em um ritmo forte para o Meli.”
Com informações do Valor Econômico
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