B3 vai funcionar no feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra? E os bancos?

B3 mantém negociações regulares nos dias de feriados regionais, como é o caso do dia da Consciência Negra

Os negócios na bolsa brasileira ocorrerão normalmente na próxima segunda-feira (20), apesar do feriado do dia da Consciência Negra.

De acordo com a programação da B3 (a bolsa de valores brasileira), os segmentos de ações, câmbio, agronegócio, renda fixa privada e de ETFs vão operar nos horários de rotina. O mesmo vale para os segmentos de juros e de Tesouro Direto, que terão sessões nos horários de rotina.

A programação obedece a regra adotada pela operadora da bolsa no ano passado, que mantém operação regular nos mercados por ela operados nos dias de feriados regionais.

Diferente de datas como a quarta-feira (15), dia da Proclamação da República, observado nacionalmente, o dia da Consciência Negra é um feriado apenas em algumas regiões do país. Elas incluem seis Estados (São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro) e cerca de 1.260 municípios.

Próximos feriados regionais

Dessa forma, em 2024 as operações na B3 também ocorrerão normalmente no dia 25 de janeiro (quinta-feira, feriado do aniversário da cidade de São Paulo).

O mesmo valerá para 9 de julho (terça-feira), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, feriado no Estado de São Paulo.

Da mesma forma, em 20 de novembro do ano que vem, uma quarta-feira, a B3 funcionará regularmente.

Expediente bancário

Já a Febraban informou que as agências bancárias ficarão fechadas em 20 de novembro deste ano nos Estados e munícipios em que a data é feriado.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra surgiu em 10 de novembro de 2011, instituída pela Lei nº 12.519. A escolha da data de 20 de novembro se dá como uma homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, que morreu nesta mesma data em 1695.

Por isso, o Dia da Consciência Negra também é conhecido como Dia Nacional do Zumbi ou Dia do Zumbi de Palmares.