Bradesco (BBDC4) escala ex-Mercado Livre (MELI34) para liderar banco digital

Tulio Oliveira chefiou o Mercado Pago por quase sete anos; medida ilustra esforço do Bradesco para ganhar eficiência e recuperar rentabilidade

O Bradesco (BBDC4) anunciou nesta quinta-feira (9) que contratou Túlio Oliveira, então responsável pela área de serviços financeiros do Mercado Livre (MELI34), para liderar a área de varejo digital do banco.

“Tulio Oliveira é reconhecido como referência no mercado digital”, afirmou o presidente-executivo do Bradesco, Marcelo Noronha, em comunicado.

Oliveira liderou o Mercado Pago, braço de serviços financeiros do Mercado Livre, por 7 anos até o começo deste ano.

O Bradesco tenta assim reagir ao avanço dos bancos digitais sobre o público de baixa renda.

Com estrutura de custos mais leve e flexível, bancos digitais como Nubank (ROXO34) e Inter (INBR32) e carteiras digitais, a exemplo do PicPay, vêm montando bases de dezenas de milhões de usuários, tomando espaço de gigantes como o Bradesco.

Nesse sentido, o Nubank informou nesta semana que sua base de usuários no Brasil superou 92 milhões.

Enquanto isso, o número total de clientes do Bradesco no fim de março era de 72,3 milhões, 1 milhão a menos em 12 meses.

Mais digital, mais rentável?

Com a guinada digital, o grupo sediado na Cidade de Deus (SP) busca aumentar a eficiência e recuperar a rentabilidade, que caiu muito nos últimos anos, sob os efeitos de um aumento significativo dos níveis de inadimplência.

Como exemplo, a rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROE) do Bradesco no primeiro trimestre foi de 10,2%, praticamente metade do índice de rivais como Itaú Unibanco (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3).

O próprio Nubank apresentou ROE de 23% em 2023.

A contratação de Oliveira também marca uma virada numa tradição do Bradesco, de privilegiar executivos formados no próprio banco.

Além do Mercado Pago, Oliveira também já trabalhou no Itaú Unibanco (ITUB4) e no PayPal.

Novos executivos de mercado

Além de Oliveira, o Bradesco contratou Silvana Machado para ser a responsável pela área de recursos humanos. Ela era executiva da Advent.

O banco também contratou Julio Guedes para ser diretor de crédito, oriundo da Serasa Experian.

Por fim, o Bradesco também anunciou Eduardo Ventura, ex-Citibank, para ser o novo chefe da área de clientes do segmento private.