Bolsas de NY voltam ao terreno negativo com temores sobre o Fed
Os índices acionários oscilam entre ganhos e perdas, com os investidores avaliando a divulgação de dados melhores do que o esperado do mercado de trabalho americano e como isso deve afetar as perspectivas para a política monetária americana.
Às 14h15, o Dow Jones operava em queda de 0,22%, a 31.311,08 pontos, enquanto o S&P 500 recua 0,36%, a 3.888,58 pontos, e o Nasdaq cede 0,44%, a 11.570,89 pontos.
Os três índices abriram a sessão no vermelho, pressionados pelos receios em torno do aperto monetário do Federal Reserve (Fed), mas viraram para terreno positivo pouco mais de uma hora depois do começo do pregão, antes de voltarem a cair no começo da tarde.
Os investidores tentam avaliar as perspectivas para a política monetária americana depois que o relatório do payroll indicou a geração de 372 mil empregos em junho nos Estados Unidos, superando bastante a expectativa dos economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que era de geração de 250 mil vagas.
O mercado de trabalho apertado tem sido um dos fatores principais para o BC americano nas suas tentativas de controlar a disparada da inflação, e os dados continuam indicando pouca folga, mesmo em meio aos temores crescentes de recessão. E esta resiliência alimenta os temores de que o BC americano será forçado a continuar apertando a política monetária rapidamente, o que deve prejudicar ainda mais a atividade econômica americana.
Wall Street vem anotando ganhos significativos nas últimas sessões, com dados econômicos fracos alimentando a esperança entre os investidores de que o BC americano reduza o ritmo de aperto monetário. O Dow Jones segue em vias de anotar ganhos de quase 0,7% na semana, enquanto o S&P 500 sobe cerca de 1,6% no período e o Nasdaq avança 3,8%.
Leia a seguir