Bolsas da Europa avançam após publicação de PIB alemão

As bolsa europeias operam de forma tímida na última sessão da semana, por conta do feriado do dia de Ação de Graças nos EUA, que faz com que as bolsas de NY funcionem em horário reduzido

Os principais índices acionários da Europa avançam na manhã desta sexta-feira, repercutindo a divulgação de indicadores econômicos na Alemanha, a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) e o documento do último encontro do Banco Central Europeu (BCE).

Os mercados operam de forma tímida na última sessão da semana, por conta do feriado do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que faz com que as bolsas de NY funcionem em horário reduzido.

Às 8h05, o índice Stoxx 600 operava em alta de 0,05%, a 441,08 pontos.

Enquanto isso, o índice DAX, de Frankfurt, subia 0,04% e o FTSE 100, de Londres avançava 0,23%. Já o francês CAC 40 registrava valorização de 0,11%. Entre os setores do Stoxx Europe 600, o setor químico registrava a maior alta, com valorização de 1,21%.

Câmbio

Hoje, euro e a libra recuam ante o dólar, com a primeira moeda operando em queda de 0,15%, a US$ 1,0392, enquanto a segunda descia 0,16%, a US$ 1,2091 às 9h40. Já o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos avançava 0,27%.

Indicadores

No front dos dados publicados hoje no continente europeu, o produto interno bruto (PIB) alemão cresceu 0,4% no terceiro trimestre.

O número foi elevado em relação à primeira estimativa, que mostrava que a economia havia crescido 0,3% e os economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” também previam uma expansão de 0,3%. Já o índice de confiança do consumidor da Alemanha do grupo de pesquisa de mercado GfK prevê que a confiança suba para -40,2 em dezembro, de -41,9 em novembro.

Ontem, foi divulgada a ata do último encontro de política monetária do BCE, com o documento trazendo poucas novidades, apenas mostrando que parte dos integrantes já optavam por um aumento de 0,50 ponto percentual no último encontro quando a decisão foi de uma alta maior, de 0,75 ponto.

“O mercado interpretou inicialmente a reunião de outubro com um tom dovish (menos favorável a apertos monetários), vendo os comentários do banco central como uma visão de que as taxas de juros europeias estavam agora próximas da taxa terminal”, disse Brooks Macdonald, em nota

“Enquanto o BCE debateu entre 0,50 e 0,75 ponto percentual para o aumento da taxa de outubro, o comitê decidiu que ‘um aumento de 0,75 ponto percentual foi considerado uma resposta apropriada em vista do período prolongado de inflação excessivamente alta e o risco de que isso possa aumentar a pressões de preços a médio prazo”, completou.

EUA

O feriado do dia de Ação de Graças segue sendo comemorado nos Estados Unidos e os mercados americanos funcionam em horário reduzido na última sessão da semana.

Leia a seguir

Leia a seguir