Bolsas de NY fecham em baixa após ata reiterar foco do Fed em combater inflação
As bolsas de Nova York fecharam em queda hoje, dia marcado pela divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed). O documento confirmou o foco da entidade em reduzir a inflação mesmo diante de riscos “elevados” de recessão nos EUA em 2023.
O índice Dow Jones fechou em queda de 0,26%, a 33.045,090 pontos e o S&P 500 recuou 0,16%, a 3.991,05 pontos. Exceção, o Nasdaq teve alta de 0,13%, a 11.507,07 pontos, após recuperar-se nos últimos minutos do pregão.
Entre seus principais pontos, a ata da última reunião do Fed mostrou o BC focado em subir mais os juros para trazer a inflação dos EUA à meta de 2%. O documento destacou ainda avaliações de que a economia americana corre risco elevado de entrar em recessão neste ano.
“A ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) não sinaliza nenhuma mudança material na abordagem do Fed, mas sua determinação em continuar subindo juros apesar da série de dados fracos disponíveis até então é impressionante”, diz o economista-chefe da Pantheon Macroeconomics, Ian Shepherdson.
Ele sugere um fator de defasagem relacionada à ata, já que a última reunião do Fed ocorreu antes da divulgação dos fortes dados de janeiro dos EUA. Depois deles, os dirigentes do BC endureceram suas posturas e o mercado reprecificou sua expectativa para os juros nos EUA.
Ainda de acordo com a ata, alguns dirigentes defenderam subir os juros em 0,5 ponto percentual (p.p.) na reunião passada, ao invés de desacelerar o aperto monetário para 0,25 p.p., como foi feito. A informação confirma sinalizações dadas por membros de orientação mais “hawkish” do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), como os presidentes das distritais de Cleveland, Loretta Mester, e de St. Louis, James Bullard.
Leia a seguir