Bolsas da Ásia fecham em alta com melhora no sentimento dos investidores e setor de turismo aquecido

Companhias aéreas, restaurantes e provedores de serviços de viagens avançaram em Hong Kong na China com a chegada de feriado

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com a melhora no sentimento dos investidores após os apertos monetários anunciados por diversos bancos centrais na semana passada. O setor de turismo impulsionou os ganhos em Hong Kong e Xangai com a chegada de um feriado que deve aquecer o segmento no começo de outubro.

No Japão, o índice Nikkei fechou em alta de 0,53%, a 26.571,87, com as ações do setor de alimentos, bens de consumo e caça liderando os ganhos após as recentes vendas do mercado causadas por preocupações com o aperto monetário dos principais bancos centrais.

O Grupo Konami ganhou 4%, a Suntory Beverage & Food subiu 2,2% e a Kao adicionou 2,5%. Os investidores olham com atenção para os dados econômicos dos Estados Unidos que serão divulgados na manhã de hoje.

Já o índice de referência da Coreia do Sul, Kospi, teve valorização de 0,13%, a 2.223,86, com a redução nas preocupações relacionadas ao ritmo de crescimento global e tensões geopolíticas diminuíram um pouco. As ações do setor de automóveis subiram, com a Hyundai Motor registrando alta de 1,9% e a Kia Corp. avançando 2,3%.

Os mercados asiáticos vão acompanhar de perto a visita da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, a zona desmilitarizada que separa as duas Coreias no final desta semana.

A bolsa de Hong Kong encerrou as negociações com leve alta de 0,03%, a 17.869,31, com os segmentos relacionados ao consumo liderando os ganhos.

As Companhias aéreas, restaurantes e provedores de serviços de viagens tiveram alta na sessão, com o próximo feriado do Dia Nacional em outubro aumentando a possibilidade de uma alavancada no setor de turismo.

A Air China ganhou 5,8% e a Tongcheng Travel avançou 7,6%. A Meituan, que oferece serviços de reservas de hotéis e restaurantes, superou o setor de tecnologia com um aumento de 4%, enquanto o Alibaba Group perdeu 1%.

Na China Continental, o índice Xangai Composto teve alta de 1,40%, a 3.093,8618, com as empresas fabricantes de bebidas e as companhias ligadas ao setor do turismo liderando os ganhos, com a chegada do feriado do Dia Nacional em outubro.

O China Tourism Group Duty Free ganhou 4,1%. Os fabricantes de bebidas também avançaram, com Wuliangye Yibin registrando alta de 5,4% e Kweichow Moutai adicionando 1,3%.

Leia a seguir

Leia a seguir