Bolsas asiáticas fecham em alta com otimismo sobre PIB chinês; Tóquio é exceção
As bolsas asiáticas fecharam com viés positivo nesta segunda-feira impulsionadas por comentários de autoridades chinesas de que a economia do país teve uma melhora significativa no terceiro trimestre, antes da divulgação dos dados do PIB do país asiático hoje à noite. O setor farmacêutico também impulsionou as bolsas com ótimos resultados nos balanços corporativos. A bolsa de Tóquio foi a única que terminou a sessão em queda, com os mercados se preocupando com as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed).
No Japão, o índice Nikkei fechou em queda de 1,16%, a 26.775,79, com o setor de tecnologia liderando as perdas, em meio a preocupações relacionadas com a possível manutenção dos apertos monetários mais agressivos do Fed.
Os investidores também olham para a guerra entre Rússia e Ucrânia após a escalada dos conflitos na semana passada.
Já o índice de referência da Coreia do Sul, o Kospi, encerrou a sessão em alta de 0,32%, a 2.219,71 com as ações do setor químico e de biotecnologia liderando os ganhos.
A Posco Chemical subiu 6,9% após anunciar novos investimentos em seu setor para baterias. A fabricante de vacinas SK Bioscience teve alta de 3,7% e a Kakao caiu 5,9%.
Já a bolsa de Hong Kong fechou em alta de 0,15%, a 16.612,90 após uma autoridade do governo chinês afirmar que a economia do país asiático melhorou “significativamente” no terceiro trimestre.
As empresas farmacêuticas continuaram com ótimo desempenho, com a Hansoh Pharma saltando 13% e a Sino Biopharma ganhando 3,6%. A Cnooc subiu 1,9% após projetar lucro de nove meses para mais que o dobro do ano.
Na China Continental, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,42%, a 3.084,9423 após comentários sobre a melhora significativa na economia chinesa. As companhias do setor de defesa e software lideraram os ganhos da sessão.
A AVIC Shenyang Aircraft ganhou 6,8%, a Sangfor Technologies saltou 7,7% e a Yonyou Network teve alta de 5,1%. Os investidores estarão atentos aos dados de crescimento do PIB da China no 3º trimestre, que serão divulgados hoje à noite.
Leia a seguir