Bolsas asiáticas fecham em alta com valorização do setor de energia
As bolsas asiáticas fecharam com um viés positivo nesta quinta-feira, impulsionadas pelos ganhos do setor de energia após a Opep + (Organização dos Países Produtores de Petróleo e aliados) concordar com um corte na produção de petróleo. O setor de construção naval também teve fortes ganhos após o anuncio da aquisição de novos contratos. A bolsa de Xangai não abriu hoje por conta de um feriado.
No Japão, o índice Nikkei fechou em alta de 0,70%, a 27.311,30, com o setor de energia impulsionando os ganhos, apesar das incertezas sobre o cenário econômico global.
As ações de energia acompanharam os preços do petróleo mais altos com a notícia de que a Opep + concordou com um corte de produção. A Idemitsu Kosan subiu 0,9% e a Inpex avançou 2,0%.
O Rakuten Group encerrou a sessão com alta de 4,6% após a notícia de que o Mizuho Financial Group está cogitando em adquirir uma participação na unidade de corretagem online da Rakuten.
Já o índice de referência da Coreia do Sul, o Kospi, teve valorização de 1,02%, a 2.237,86, registrando a terceira alta consecutiva com as companhias do setor naval liderando os ganhos.
A Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering saltou 8,5% e a Korea Shipbuilding & Offshore Engineering teve alta de 6,3% após a conquista de novos contratos, incluindo um acordo de US$ 1,6 trilhão para construir seis navios porta-contêineres para um cliente europeu.
A bolsa de Hong Kong fechou em queda de 0,42%, a 18.012,15, recuando após a recuperação de ontem. O setor imobiliário voltou a ficar em queda, com o Country Garden caindo 3,6% e o China Resources Land contabilizando retração de 2,4%.
A bolsa de Xangai não abriu nesta quinta-feira devido a um feriado.
Por Daniel Gateno
Leia a seguir